Igreja/Portugal: Encontro de Pastoral Litúrgica quer ser «uma preparação» para o Jubileu 2025

Com o tema «A liturgia, escola de oração», e regressa ao mês de julho

Fátima, 22 jul 2024 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) vai realizar o 48.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica (ENPL), com o tema ‘A liturgia, escola de oração’, nos dias 22 a 25 de julho, no Santuário de Fátima.

“Este encontro pretende ser uma preparação para o próximo Jubileu do ano 2025, que o Papa Francisco quer dedicar à oração. Esta atividade é uma proposta que vai abrindo caminhos novos na renovação da liturgia”, explica o SNL, da Igreja Católica em Portugal, na informação enviada à Agência ECCLESIA.

O tema ‘A liturgia, escola de oração’ do 48.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica é o “contributo” do Secretariado Nacional de Liturgia e da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), ao “aprofundamento e à prática da oração” no Ano Jubilar: “a Liturgia é a grande escolha da oração da Igreja”.

O Ano Santo de 2025, convocado pelo Papa Francisco, vai ser o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja; o Papa Bonifácio VIII instituiu, em 1300, o primeiro ano santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, cinquentenária e finalmente fixado de 25 em 25 anos.

No último dia 21 de janeiro, o Papa proclamou um ano de oração para preparar as celebrações do Jubileu 2025, cuja porta santa vai ser aberta no próximo mês de dezembro.

O SNL divulgou também o programa desta proposta de estudo e de práticas litúrgicas, que se vai realizar de 22 a 25 de julho, no Santuário de Fátima, o Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica conta com momentos de celebração e oração, quatro conferências e quatro temas de formação por grupos.

Nas conferências, Isabel Maria Alçada Cardoso, de Lisboa, apresenta ‘A Liturgia, espiritualidade encarnada: da contemplação ao assombro’; o padre João Paulo Henriques, da Diocese de Aveiro, reflete sobre ‘Atitudes, gestos e movimentos: o corpo simbólico’, e da Diocese do Porto, o padre João da Silva Peixoto, ‘A formação litúrgica: tarefa permanente’; o monge beneditino (OSB) brasileiro, padre Ruberval Monteiro da Silva, do Instituto Santo Anselmo, em Roma, vai falar sobre ‘Feliz o povo que sabe aclamar-Vos: a aptidão simbólica’.

O Secretariado Nacional de Liturgia propõe também aos participantes do ENPL 2024 momentos específicos de formação por grupos: para padres; os acólitos; leitores, catequistas entre agentes pastorais, e para os músicos.

‘A formação litúrgica do clero como escola de mistagogia’, é da responsabilidade do padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima; o padre Francisco Couto, da Arquidiocese de Évora e vogal do Serviço Nacional de Acólitos, apresenta ‘a simbólica essencial dos Sacramentos da Igreja’; ‘Compreender para participar ou participar para compreender?’, é a formação do padre Joaquim Ganhão, da Diocese de Santarém e Santuário de Fátima; enquanto o compositor Eugénio Amorim vai formar ‘para louvor da sua glória: a simbólica do canto e instrumentos musicais’.

 CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Janeiro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Scroll to Top