Igreja/Portugal: Conselho Nacional da Pastoral Juvenil reúne-se em Leiria

Foto: DNPJ

Lisboa, 27 set 2023 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) vai promover um Conselho Nacional, a sua primeira reunião do novo triénio, a 7 de outubro, entre as 09H00 e as 13H00, no Seminário Diocesano de Leiria.

“Queremos começar já, apressadamente (sem ser à pressa), para continuar a marcar o ritmo do encontro com Cristo, motivo pelo qual tantos dão a sua vida, tantos se encontram, tantos se renovam, tantos fazem diferente. Motivo pelo qual trabalhamos tanto, todos os dias, cada um nas suas realidades”, escreve a direção do DNPJ, no convite enviado às estruturas das diferentes juventudes em Portugal.

O Conselho Nacional da Pastoral Juvenil (CNPJ) vai ser a primeira reunião com o novo diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Nuno Sobral Camelo, da Arquidiocese de Évora.

O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, D. Nuno Almeida, bispo de Bragança-Miranda, preside a este CNPJ, que vai reunir movimentos juvenis católicos, secretariados diocesanos deste setor e congregações.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o DNPJ informa que o programa do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil se vai centrar na apresentação, validação e enriquecimento da Proposta de Plano Estratégico 2023/2026, com realização de dinâmicas de grupos temáticos.

O Plano Estratégico para a Pastoral Juvenil de Portugal para os próximos três anos tem como ponto de partida ‘O Caminho de Emaús’, e com os participantes do CNPJ, das diversas estruturas da juventude, vão refletir sobre essa proposta que está “em construção”.

“Um pequeno documento de trabalho estratégico, na sua fase muito inicial, para ir norteando o nosso caminho. Queremos contar com os vossos contributos e enriquecimento deste itinerário, que deverá servir a todos e a todos envolver, em todo o tempo”, explicaram Nuno Sobral Camelo, e o assistente do DNPJ, o padre Filipe Diniz, aos secretariados diocesanos, movimentos e congregações.

O plano estratégico apresenta a visão, a missão, diversos objetivos, e quatro eixos estratégicos – acompanhamento; formação; serviço; vocação – centrados na Exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco ‘Cristo Vive’, com diversos campos de ação.

O diretor do DNPJ, Nuno Sobral Camelo, assinala ainda que para além do Plano Estratégico vão tratar de “outros desafios”, como a comunicação, a formação, a relação/proximidade jovens/Igreja, o papel das estruturas de juventude e a construção da identidade juvenil nacional.

CB/OC

Pastoral Juvenil: «Comunicação é um assunto central», afirma diretor do departamento nacional

Pastoral Juvenil: Nomeação de leigo como diretor do Departamento Nacional «é um sinal de grande abertura»

Lisboa 2023: Jornada «veio desassossegar pessoas» e «revitalizar» estruturas, diz novo diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil

 

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Scroll to Top