Igreja/Portugal: Conferência Episcopal Portuguesa reúne em Assembleia Plenária
Fátima, 06 nov 2025 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai reunir em Assembleia Plenária, entre 10 a 13 de novembro, na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima.
No 10 de novembro, às 16h00, os órgãos de comunicação social estão convidados para a sessão de abertura na qual usará da palavra D. José Ornelas, Presidente da CEP, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A conferência de imprensa com os órgãos de comunicação Social vai realizar-se às 15h00 do dia 13 de novembro, no Centro Pastoral Paulo VI e após a leitura do comunicado final, o presidente da CEP estará disponível para responder às questões dos jornalistas sobre os temas tratados na Assembleia Plenária.
A CEP foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999 e 2005; é o conjunto dos bispos das dioceses que, para melhor exercerem as suas funções pastorais, põem em comum preocupações e experiências, acertam critérios de ação e coordenam esforços.
Para que uma Conferência Episcopal possa legislar com obrigação de acatamento em todas as dioceses, exigem-se pelo menos dois terços de votos favoráveis dos membros de pleno direito da Assembleia Plenária, a confirmação da Santa Sé e a promulgação segundo o direito canónico.
LFS
|
Assuntos da agenda: – Palavras de abertura, pelo Presidente da CEP |

