Igreja/Portugal: Clero das dioceses do sul vai refletir sobre Inteligência Artificial
Presidente da Academia Pontifícia para a Vida da Santa Sé faz a conferência inaugural

Algarve, 21 nov 2025 (Ecclesia) – O clero das Dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal vai refletir sobre a Inteligência Artificial nas jornadas de atualização, organizadas pelo Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE), da 19 a 22 de janeiro de 2026, em Albufeira.
‘Inteligência Artificial – Desafios emergentes de uma sociedade pós-cristã. Crepúsculo ou aurora?’, é o tema das jornadas de atualização do clero das quatro dioceses do sul de Portugal, que vai reunir bispos, padres, diáconos e seminaristas em final de formação, informa o jornal ‘Folha do Domingo’, da Diocese do Algarve.
As jornadas de formação do clero começam com a sessão de abertura, pelas 15h30, no dia 19 de janeiro, segue-se a reflexão do presidente da Academia Pontifícia para a Vida da Santa Sé, monsenhor Renzo Pegoraro, que vai apresentar o tema ‘IA: a nova «Caixa de Pandora?»’.
No segundo dia (20 janeiro), o colaborador do Papa, monsenhor Renzo Pegoraro, fala sobre os ‘Desafios e Oportunidades para anúncio do Evangelho’ da Inteligência Artificial, antes do painel temático que vai juntar o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o padre Manuel Barbosa (dehoniano), o professor universitário Alfredo Teixeira, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), e o presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, o padre Adelino Ascenso (Missionário da Boa Nova).
A organização convidou estes três oradores para falar sobre ‘Sinodalidade: renovação pessoal, eclesial e estrutural’ (padre Manuel Barbosa), ‘a mutação Sócio-religiosa da Europa e de Portugal. Babel ou Pentecostes?’ (Alfredo Teixeira) e ‘Espiritualidade Presbiteral e «espiritualidades paralelas». Complementaridade ou substituição?’ (padre Adelino Ascenso).
No terceiro dia do encontro de formação do clero das dioceses do sul, 21 de janeiro, destacam-se as conferências do professor Román Ángel Pardo Manrique, da Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), sobre ‘Os desafios da IA à Ética Cristã’, e do padre Peter Stilwell, diretor do Departamento das Relações Ecuménicas e do Diálogo Inter-Religioso do Patriarcado de Lisboa e docente da UCP, intitulada ‘Num Mundo fragmentado, a importância do Diálogo: Inter-Religioso; Ecuménico; com os Homens e Mulheres de Boa Vontade’.
O padre José Frazão Correia, diretor da revista ‘Brotéria’ da Companhia de Jesus (Jesuítas), apresenta o tema ‘Não se pode evangelizar Portugal sem evangelizar a Cultura. Prioridades e apostas pastorais’, no dia 22 de janeiro, divulga o jornal católico ‘Folha do Domingo’.
As jornadas de atualização do clero das Dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal vão realizar-se de 19 a 22 de janeiro de 2026, no Hotel Alísios, em Albufeira, e são organizadas, pela décima nona vez, pelo Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE).
O ISTE comemorou 48 anos no dia 15 de novembro, foi fundado a 15 de novembro de 1977, e tem como patrono Santo Alberto Magno, no presente ano letivo 2025/25026 tem 48 alunos em Teologia e 36 alunos em Formação Teológica para Leigos.
CB

