Igreja/Portugal: Animadores missionários realizam assembleia nacional
Lisboa, 07 nov 2023 (Ecclesia) – Os ANIMAG – Animadores Missionários Ad Gentes realizam a sua assembleia nacional, intitulada ‘Corações que ardem no caminho da missão’, entre hoje e sexta-feira, no Centro Pastoral Paulo VI, da Diocese de Viana do Castelo.
“Os nossos missionários pretendem com este encontro reforçar os laços que unem da missão em cada um dos institutos e procurarmos juntos dar resposta aos novos desafios que a Igreja nos propõe como consagrados, tendo os olhos postos no Sínodo”, explica o presidente dos ANIMAG, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O padre Igor Oliveira, sacerdote dehoniano, adianta que a assembleia nacional prevê a participação de cerca de 60 pessoas dos institutos religiosos dos Animadores Missionários Ad Gentes os seus superiores provinciais, membros das Obras Missionários Pontifícias (OMP) de Portugal, através dos seus responsáveis e animadores missionários.
‘Corações que ardem no caminho da missão’ é o tema deste encontro, que começa hoje às 16h00 e termina sexta-feira, depois das 12h00, de 7 a 10 de novembro, no Centro Pastoral Paulo VI em Viana do Castelo.
“Após quase 25 anos, os animadores missionários regressam à diocese para reforçar a proximidade com todos os religiosos que nessa diocese exercem a sua missão”, assinala o presidente dos ANIMAG.
O programa da assembleia dos Animadores Missionários Ad Gentes começa com a conferência ‘Corações ardentes, modelos da missão’, e conta com momentos de encontros por zonas (quatro zonas ANIMAG em Portugal), visitas culturais/religiosas a dois santuários da Diocese de Viana do Castelo e museus, oração e celebração; o padre Igor Oliveira destaca também a presença do bispo diocesano D. João Lavrador.
Os ANIMAG são os missionários e missionárias que, dentro dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), se dedicam à animação missionária em Portugal.
CB