
Igreja: Papa Leão XIV tem primeiro encontro digital com jovens dos EUA

Cidade do Vaticano, 15 ago 2025 (Ecclesia) – O Papa vai ter, no dia 21 de novembro, o primeiro encontro digital com cerca de 15 mil jovens dos Estados Unidos da América, durante a Conferência Nacional da Juventude Católica (NCYC), realizada naquele país.
Leão XIV vai participar numa transmissão em direto, interagindo com membros de movimentos juvenis católicos de todo o país, com idades entre os 14 e os 18 anos, numa conversa de 45 minutos, informa o portal Vatican News.
Um grupo selecionado vai dialogar diretamente com o Papa durante a sessão, que está agendada para as 10h15 (horário da costa leste dos EUA).
“Estamos honrados e emocionados em receber o Santo Padre no NCYC”, afirmou Christina Lamas, diretora executiva da Federação Nacional para a Pastoral Juvenil Católica dos EUA.
Para a responsável, a presença do Papa Leão XIV “é um lembrete profundo de que os jovens estão no coração da Igreja e que as suas vozes são importantes”.
O encontro tem como base o Jubileu dos Influenciadores Digitais, que decorreu nos dias 28 e 29 de julho, e o Jubileu do Jovens, realizado de 28 de julho a 3 de agosto, ambos inseridos no Ano Santo 2025.
Para D. Nelson Pérez, arcebispo da Filadélfia (EUA), “a decisão do Santo Padre em encontrar-se desta forma com a juventude americana é uma expressão de sua proximidade com os jovens católicos, seguindo os passos de seu antecessor Papa Francisco que definiu os jovens como ‘o agora de Deus’”.
A Conferência Nacional da Juventude Católica 2025 vai reunir milhares de jovens católicos, líderes ministeriais, clérigos e voluntários de todo o país para três dias de oração, formação, comunidade e celebração em Indianápolis, nos EUA.
LJ