Igreja/Media: «As Três da Manhã» da Renascença vão apoiar vítimas de violência doméstica

Lisboa, 01 abr 2025 (Ecclesia) – «As Três da Manhã» da Renascença vão realizar, nos dias 04, 05 e 06 de junho, uma ação solidária que reúne 300 convidados para cumprir 30 desafios ao longo de 3 dias, com o objetivo de angariar donativos para a Associação de Apoio à Vítima (APAV).

A nova edição da iniciativa solidária da Renascença «Três por Todos», protagonizada por Ana Galvão, Joana Marques e Inês Lopes Gonçalves, realiza-se entre 07h00 e as 20h00 através da rádio e vídeo, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

À semelhança das edições anteriores, e em linha com “o compromisso de ter um papel ativo e mobilizador da sociedade”, a Renascença decidiu, este ano, “unir esforços pela causa das vítimas de violência doméstica”, refere a nota.

“Perante a triste realidade desvendada pelos números divulgados, o único programa de rádio liderado por três mulheres, de forte personalidade e convicções, não poderia ficar indiferente”, acrescenta.

Esta é uma ação pensada em estreita relação com a APAV, para “onde serão enviados todos os donativos angariados, fruto da solidariedade dos portugueses”.

Durante o «Três Por Todos», Ana Galvão, Joana Marques e Inês Lopes Gonçalves vão passar três dias “fechadas” numa casa – um símbolo do contexto onde “ocorrem muitos dos casos de violência doméstica -, mas com o espírito bem-disposto que as caracteriza, sem nunca desvirtuar a seriedade da causa”.

A partir da Casa do Presidente, em Monsanto, vão cumprir 30 desafios, receber 300 convidados e conduzir uma emissão especial recheada de concertos de garagem, momentos inesperados e uma cozinha aberta para chefs que queiram preparar pratos especiais.

Para Pedro Leal, diretor geral da Renascença, “O Direito à Vida defende-se também aqui. Em Portugal por cada milhão de habitantes, todos os anos, morrem duas mulheres vítimas de violência doméstica. Em 2024 foram 19 as mulheres assassinadas. O problema da violência doméstica é grave, e, além da morte das mulheres, assume outras dimensões como a violência sobre crianças e idosos. Com esta ação, o «Três Por Todos» da Renascença, pretende quebrar silêncios, incentivar a denúncia, alertar e sensibilizar o país para um problema que os nossos vizinhos espanhóis têm a coragem de denominar de “terrorismo doméstico”.

Para João Lázaro, presidente da APAV, “iniciativas como o «Três por Todos» da Renascença são fundamentais. Durante três dias, não só dará visibilidade a esta realidade, como mobiliza a sociedade a agir. Ter uma emissão especial dedicada a esta causa, num meio de comunicação com a abrangência e credibilidade da Renascença, é um passo essencial para quebrar o silêncio e envolver cada vez mais pessoas na luta contra a violência doméstica. Além da sensibilização, esta iniciativa tem um impacto direto no trabalho da APAV. Os donativos recolhidos permitirão reforçar os nossos serviços de apoio às vítimas, garantindo mais recursos, mais acompanhamento e mais respostas para quem precisa de ajuda para recomeçar. Agradecemos profundamente à Renascença e a todos os que se juntam a esta causa.”

LFS

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Abril 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Scroll to Top