
Igreja/Media: Apresentação do Dia Mundial das Comunicações Sociais aborda desafios do setor e mudança no pontificado
Instalações da Conferência Episcopal Portuguesa recebem sessão, dirigida a jornalistas e diretores de secretariados diocesanos, marcada para o dia 27 de maio
Lisboa, 16 mai 2025 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais vai apresentar o Dia Mundial das Comunicações Sociais, a 27 de maio, com um encontro, na Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
O evento vai ser dedicado ao Jubileu da Comunicação, que decorreu em janeiro, no Vaticano, e aos recentes acontecimentos na história da Igreja.
“A proposta é a de estarmos juntos até por volta das 12h30 e serão temas centrais a participação no Jubileu do mundo da Comunicação, assim como os trabalhos recentes, no funeral do Papa Francisco e no Conclave e eleição do Papa Leão XIV”, pode ler-se no convite dirigido aos jornalistas e Diretores dos Secretariados Diocesanos.
A diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, Isabel Figueiredo, lembra que a mensagem, para a data que o encontro quer assinalar, foi conhecida em janeiro, a última assinada pelo Papa Francisco, que colocou o desafio de ser “comunicadores de esperança”.
“O nosso trabalho tem uma capacidade única de permanecer, na escrita, no som e na imagem, pelo que podemos voltar ao texto da Mensagem sempre que pudermos e quisermos. Sabendo que o sucessor do Papa Francisco, Leão XIV, já tornou pública a importância que dá à comunicação”, destaca.
A sessão está agendada para as 10h00, nas instalações da Conferência Episcopal Portuguesa.
Isabel Figueiredo recorda o “desejo expresso” em 2024, por quem trabalha neste setor, de encontrar-se “para trocar experiências e opiniões sobre trabalhos e desafios”.
A responsável pede aos interessados que confirmem a presença e aos diretores dos secretariados diocesanos, para quem a “possibilidade de estarem presentes é sempre difícil, principalmente para quem está mais longe”, escreve que os que “puderem vir são sempre recebidos com redobrado gosto”.
O Vaticano divulgou a 24 de janeiro, data em que a Igreja Católica celebrou a festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Comunicações Sociais 2025 (1 de junho), com o tema ‘Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações’.
O texto desafia os jornalistas a “compromisso corajoso” perante a desinformação e convida-os a serem “comunicadores da esperança” e a “desarmar a comunicação”.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II, no decreto ‘Inter Mirifica’, em 1963; assinala-se, em cada ano, no domingo antes do Pentecostes (1 de junho em 2025).
LJ/OC