
Igreja: Instituições de Coimbra promovem colóquio sobre a pobreza em Portugal no século XXI
Coimbra, 11 jan 2023 (Ecclesia) – A Comissão Justiça e Paz da Diocese de Coimbra, juntamente com duas instituições, organizam, dia 13 deste mês, a partir das 17h30, o colóquio «Pobreza em Portugal – Reflexões do primeiro quartil do Séc. XXI».
Esta iniciativa, promovida Comissão Diocesana Justiça e Paz; Instituto de Contabilidade de Coimbra / Coimbra Business School e a Associação Cristã de Empresários e Gestores, tem como oradores Carlos Farinha Rodrigues (docente no Instituto Superior de Economia e Gestão) e monsenhor Jardim Moreira (presidente da Rede Europeia Anti Pobreza), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O colóquio, moderado pelo jornalista Lino Vinhal, realiza-se no Instituto de Contabilidade de Coimbra/ Coimbra Business School – Auditório Marques de Almeida.
Na sua essência “a pobreza coloca em causa a dignidade do ser humano que dela sofre” e para além “da falta de recursos e de rendimento que garantam meios de subsistência sustentáveis está em causa a satisfação de direitos fundamentais que vão desde a educação, ou habitação, até à participação na vida da comunidade”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
“Com 22.4% da população em risco de pobreza ou exclusão social, Portugal passou a ser o oitavo país da UE27 com maior proporção da população a viver este tipo de vulnerabilidade social e económica” e “sem os apoios sociais, 4.4 milhões são pobres ou têm rendimentos abaixo do limiar da pobreza [554 euros mensais], o que passa para 1.9 milhões após as transferências sociais”, sublinha a nota.
Saber como enfrentar este problema fundamental do país que, conjuntamente com o tema da natalidade, questionam o futuro coletivo são os objetivos do colóquio «Pobreza em Portugal – Reflexões do primeiro quartil do Séc. XXI».
LFS