
Igreja: III Encontro de Catequetas da Península Ibérica debate «Sinais dos Tempos: Discernimento e Catequese»

Lisboa, 11 jun 2025 (Ecclesia) – O Campus Universitário La Salle, em Madrid (Espanha), vai receber, entre quinta e sexta-feira, o III Encontro de Catequetas da Península Ibérica, com o tema “Sinais dos Tempos: Discernimento e Catequese”.
“Nós iremos trabalhar sobre a catequese na sua relação com os sinais dos tempos, temática importante na Igreja desde o Concílio Vaticano II, e, por isso, é um momento de partilha, de reflexão, de fazer um ponto da situação, de como é que está a nossa catequese nestes dois países”, afirmou o padre Tiago Neto, em declarações à Agência ECCLESIA.
O encontro inicia-se na manhã desta quinta-feira com a intervenção do diretor do setor catequese do Patriarcado de Lisboa, que vai procurar oferecer um olhar sobre o “caminho histórico” dos “sinais dos tempos”, a partir de dois autores, um deles D. José Policarpo que, segundo o padre Tiago Neto, “fez um trabalho notável nessa área”.
“A minha conferência é inaugural e portanto tem o condão de levantar algumas questões, pois também sobre como é que hoje se pode entender esta categoria em contexto da catequese”, explica.
Em declarações ao portal Educris, o cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues lembra que a experiência em Lisboa (2023) mostrou que “a melhor maneira” de avançar é escutar “verdadeiramente para que o debate possa ser construtivo”.
Segundo o responsável, para tornar as reflexões “mais sinodais”, os participantes agruparam os contributos “por afinidades temáticas”, de modo a “maximizar a densidade reflexiva e favorecer o verdadeiro diálogo sinodal”, desenvolve.
Na sexta-feira, os participantes do encontro que reúne os responsáveis pela catequese na Península Ibérica vão visitar a sede da Conferência Episcopal de Espanha e aprofundar a reflexão do dia anterior.
“Haverá ainda tempo, como habitualmente, para a apresentação de projetos, publicações, congressos ou investigações em curso”, indica.
Além do padre Tiago Neto, o grupo de portugueses a participar no encontro é composto pelos padres Vasco Gonçalves, Rui Alberto, José Cardos, e Hélder Fonseca, assim como pelo diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), Fernando Moita, e a coordenadora do Departamento da Catequese, irmã Arminda Faustino.
Segundo informa o portal Educris, o encontro dos responsáveis pelo setor da Catequese da Igreja Católica na Península Ibérica, que conta com o apoio do Secretariado Nacional da Educação Cristã, nasce da participação de três sacerdotes portugueses, os padres Manuel Queirós, Vasco Gonçalves e Luís Miguel Rodrigues, na reunião anual da Associação Espanhola de Catequetas.
A primeira edição realizou-se em Braga, em 2019, e a segunda em Lisboa, em 2023.
LJ