
Igreja/História: Documento «Nostra Aetate» celebra 60 anos com evento no Vaticano

Cidade do Vaticano, 23 out 2025 (Ecclesia) – Para celebrar o 60º aniversário da «Nostra Aetate» (Declaração sobre a relação da Igreja com as religiões não cristãs), o Dicastério para o Diálogo Inter-religioso e a Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos vão organizar, dia 28 deste mês, das 18h30 às 20h00, na Sala Paulo VI, na Cidade do Vaticano, um evento intitulado «Caminhando juntos na esperança».
A iniciativa marca seis décadas de “diálogo, amizade e cooperação” entre os seguidores das religiões do mundo, inspirados pela «Nostra Aetate», um dos documentos “mais transformadores do Concílio Vaticano II”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O atividade também renovará o apelo “à paz, à justiça e à fraternidade humana num tempo marcado pela divisão e pelo conflito.
Líderes e representantes do judaísmo, islamismo, hinduísmo, jainismo, sikhismo, budismo, zoroastrismo, confucionismo, taoísmo, xintoísmo e religiões tradicionais africanas reunir-se-ão ao lado de membros da Cúria Romana, do Corpo Diplomático acreditado junto à Santa Sé, de delegados católicos envolvidos no diálogo inter-religioso, de estudiosos, de redes inter-religiosas e de jovens de todo o mundo.
O programa contará com música, testemunhos pessoais e apresentações culturais celebrando a unidade na diversidade.
O “ponto alto do evento” será um discurso do Papa Leão XIV, seguido de um momento de oração silenciosa pela paz.
Cada participante receberá um pequeno saco de sementes, simbolizando a missão comum de continuar a plantar sementes de diálogo e esperança para as gerações futuras.
No dia 29 de outubro, a Audiência Geral também será dedicada à «Nostra Aetate» e ao diálogo inter-religioso, com a presença de muitos líderes religiosos.
LFS