Igreja/Ensino: Universidade católicas organizam mesa redonda sobre vulnerabilidade e cuidados de saúde

Lisboa, 01 abr 2025 (Ecclesia) – As universidades católicas vão organizar, em Roma (Itália), no dia 07 de abril uma mesa redonda sobre “Vulnerabilidade e cuidados de saúde”.

A iniciativa, organizada pela Aliança Estratégica das Universidades Católicas de Investigação (SACRU), um “projeto interdisciplinar e colaborativo” que envolveu estudantes de doutoramento e professores de apoio de sete instituições diferentes, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A reunião vai lugar no dia 7 de abril, das 16h30 às 19h00, no campus de Roma da Universidade Católica Australiana.

Ao longo de uma série de encontros virtuais, os doutorandos têm vindo “a explorar o tema da vulnerabilidade e dos cuidados de saúde através da lente dos seus respetivos projetos de investigação, que abordam tópicos como os ensaios de vacinas nos países em desenvolvimento, o suicídio assistido por médicos, os testes genéticos pré-natais, o diálogo inter-religioso sobre os cuidados de saúde em zonas de conflito, os limites da ética ambiental, a história da medicina monástica, as virtudes aristotélicas e tomistas e a justiça social e ecológica nos cuidados residenciais para idosos”, lê-se.

A abertura do encontro vai ser feita pelo professor David G. Kirchhoffer, diretor do Centro de Bioética de Queensland da Universidade Católica Australiana e presidente do Grupo de Trabalho sobre Vulnerabilidade da SACRU.

Seguir-se-á o discurso de abertura “O conceito de vulnerabilidade: Recent Developments in Theological Ethics” pelo Professor James Keenan, SJ, Vice-Provedor para o Envolvimento Global no Boston College.

A mesa redonda sobre «Vulnerabilidade e Cuidados de Saúde» vai ser conduzida por estudantes de doutoramento de universidades membros da SACRU: Lachlan Green (Australian Catholic University), Dorothy Goehring (Boston College), Gabriel Vidal (Pontificia Universidad Católica de Chile), Jefferson da Silva Bellarmino (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Joana Ramos (Universidade Católica Portuguesa), Enrico Frosio (Università Cattolica del Sacro Cuore), com contribuições de Aitana Juan Giner (Universitat Ramon Llull) e Geetanjali Rogers (Australian Catholic University).

Após uma sessão de perguntas e respostas e um debate aberto, a intervenção final “Reflexões sobre vulnerabilidade e cuidados de saúde: A Response to the Panel” será proferida por Carolina Montero Orphanopoulos (Universidad Católica Silva Henríquez), vencedora do Prémio da Fundação Centesimus Annus Pro Pontifice 2024 em ‘Economia e Sociedade’ pela sua investigação intitulada ”Vulnerabilidade: Para uma ética mais humana”.

LFS

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Abril 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Scroll to Top