
Igreja/Ensino: «Semana Nacional da EMRC» reflete sobre a disciplina na formação integral dos alunos
E propõe atividades em todo o país, de 25 a 31 de maio
Lisboa, 06 mai 2025 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Educação Cristã, da Conferência Episcopal Portuguesa, informa que a Semana Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica 2025 celebrar a identidade da disciplina e o “contributo para a educação”, de 25 a 31 de maio.
“Esta iniciativa quer sublinhar a relevância desta disciplina no sistema educativo português e reforçar o compromisso com a formação integral dos alunos”, explica o coordenador da Semana Nacional da EMRC 2025, o professor Jorge Novo, ao portal online ao EDUCRIS do SNEC, na informação enviada à Agência ECCLESIA.
Com o tema ‘EMRC: cuidar a Esperança’, a Semana Nacional da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica inspira-se na Bula com que o Papa Francisco convocou o Ano Santo 2025, o Jubileu dedicado à Esperança, e quer apelar à “necessária atenção especial às gerações mais jovens, reconhecendo nelas o verdadeiro nome do futuro: Esperança”.
“Ao longo destes dias, pretende-se evidenciar o papel essencial dos professores de EMRC como especialistas na vida interior e promotores de uma visão plena da vida humana, através do anúncio de Jesus Cristo, do Evangelho e dos valores cristãos junto das crianças, adolescentes e jovens de todo o país”, desenvolveu o professor Jorge Novo.
O Secretariado Nacional da Educação Cristã, da Igreja Católica em Portugal, quer que esta semana especial dedicada à disciplina de EMRC seja uma oportunidade para “renovar o compromisso educativo com os valores da Esperança, colocando a fé e o humanismo cristão no centro da missão educativa”.
A Semana Nacional da EMRC 2025 tem um cartaz único e uma plataforma digital comum para o registo e divulgação das atividades a nível escolar, diocesano e nacional, e está em desenvolvimento uma “proposta de uma aula especial sobre o Jubileu, com recurso a materiais educativos digitais”.
Entre as atividades nacionais, a organização destaca a jornada nacional, para os professores de EMRC, nos dias 30 e 31 de maio, em Fátima, e a 1.ª Mostra ‘Arte(s) da EMRC’ em fotografia, com o tema ‘O teu olhar de Esperança’.
A oração do terço vai ser orientada por docentes, alunos e pais da disciplina, no dia 29 de maio, na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima.
O comunicado informa também que “todas as paróquias católicas de Portugal” vão ter “uma prece universal” com foco em EMRC, no VI Domingo da Páscoa, no dia 25 de maio, início da Semana Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica.
A lei prevê a oferta obrigatória da disciplina curricular de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Básico ao Secundário, e também dos cursos profissionais desde que passou a integrar as suas matrizes no ano letivo 2019/2020 (Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho).
A Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé consagra a existência da disciplina de EMRC, sendo os professores propostos pelos bispos, nomeados pelo Estado e pagos pela tutela; é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa. |
CB