
Igreja/Educação: Universidades Católicas prestam homenagem ao património do Papa Francisco
Roma, 30 abr 2025 (Ecclesia) – A Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC) tem patente, em Roma, capital de Itália, na Galeria do IPSAR (Instituto Português de Santo António) a exposição SUMMA (Scientia Universitas Mundus Magistri Alumni).
A exposição da FIUC que é presidida por Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, foi inaugurada esta terça-feira (29 abril), e foi concebida no âmbito das celebrações do centenário da federação em 2024, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A iniciativa tem como objetivo explorar “a rica história da Igreja na criação e transformação das universidades” e “destaca o legado de inovação da Igreja e a sua contribuição para os valores de dignidade, autonomia, integridade e pensamento crítico que sustentam as universidades em todo o mundo”.
Mais do que uma narrativa cronológica da longa história da universidade, SUMMA procura captar o “espírito” da universidade como instituição “única e secular que, apesar das inúmeras variações no tempo e na geografia, mantém as caraterísticas distintivas que a distinguem como lugar singular de aprendizagem, de comunidade e de criação de conhecimento”, aponta.
Com curadoria de Luísa Leal de Faria e Paulo Campos Pinto, a exposição tem a colaboração do reitor do IPSAR, monsenhor Agostinho Borges – patente de 29 de abril até ao final de julho – apresenta um conjunto de peças emprestadas pela Biblioteca do Vaticano e contributos de instituições de referência, como o Dicastério para a Cultura e Educação do Vaticano e a Fundação Sidival Fila.
LFS