
Igreja: Dioceses convidadas a 24 horas de oração pela JMJ Lisboa2023

Lisboa, 20 jan 2023 (Ecclesia) – O Comité Organizador Local (COL) para a Jornada Mundial da Juventude lançou o desafio a cada diocese portuguesa para 24 horas de oração pela JMJ Lisboa 2023 nos dias 21 e 22 de janeiro.
As dioceses foram convidadas a rezar, entre as 15h00 de sábado (21 de janeiro) e as 15h00 de domingo (22 de janeiro), lê-se no site da Jornada Mundial da Juventude.
As 24 horas de oração serão rezadas a nível diocesano, podendo cada diocese optar pela dinâmica que melhor se adequar à sua própria realidade.
O objetivo desta iniciativa passa por “convidar todos a rezarem pelos frutos” da JMJ bem como que “cada um se aproxime de Deus com um coração renovado e reforce a sua devoção pelos Patronos da JMJ Lisboa 2023”.
Em Lisboa, cada Vigararia organizará as suas Vigílias com adoração do Santíssimo, interrompidas apenas para a celebração da Missa. Estas serão celebradas a nível vicarial e paroquial. Também na Guarda, há quatro Igrejas centrais, onde cada Comité Organizador Arciprestal (COA) dinamizará a iniciativa no seu arciprestado.
Portalegre-Castelo Branco vai rezar em cinco Igrejas centrais. Pode-se ir à Igreja JMJ de Portalegre (Igreja de S. Lourenço), à Igreja JMJ de Ponte de Sôr (Igreja Matriz), à Igreja JMJ de Abrantes (Igreja de Nossa Senhora do Rosário), à Igreja JMJ da Sertã (Igreja Matriz) e à Igreja JMJ de Castelo Branco (Igreja do Espírito Santo).
Em Viana do Castelo, as 24 horas de oração serão rezadas na Capela do Carmelo de Santa Teresinha. Em Évora, podes juntar-te ao teu COP ou Grupo de Jovens e rezar pela JMJ Lisboa 2023. Já na Diocese de Coimbra, cada Comité Organizador Territorial (COT) se está a organizar para rezar em comunidade.
Bragança-Miranda tem um programa de oração que se distribui por toda a Diocese, concentrando grande parte do plano passa pela capela JMJ da Diocese (Santuário de Nossa Senhora das Graças).
Já no Porto, esta iniciativa será dinamizada pelas várias Vigararias. Também em Santarém, cada Vigararia será responsável pela sua Vigília de adoração. Descobre mais junto do Comité Organizador Vicarial (COV) ou do teu Comité Organizador Paroquial (COP).
Na Diocese de Setúbal, as 24 horas de oração serão vividas também ao nível vicarial, tendo cada Vigararia uma Igreja central escolhida, à exceção da Vigararia do Seixal, que divide as 24 horas de oração pela Igreja de Fernão Ferro e pela Igreja Pinhal dos Frades. Também na Vigararia de Setúbal poderás rezar na Igreja de São Sebastião ou na Casa de Santa Ana.
A Diocese de Viseu vai reunir-se na Capela do Instituto Jesus, Maria e José para as cerimónias de abertura e de encerramento destas 24 horas de oração. Para as restantes horas de adoração, dirige-te ao teu COP e junta-te em oração.
Já a Diocese de Vila Real convida-te a ires ao encontro da Igreja mais próxima, para poderes saber o horário do teu Arciprestado.
LFS