Igreja: Diocese de Angra celebra 491 anos de fundação

Angra do Heroísmo, Açores, 30 out 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai celebrar o ‘Dia da Igreja Diocesana’, nos 491 anos da sua fundação, no dia 3 de novembro, às 19h00 locais, com uma Eucaristia solene na Sé.
“O Dia da Igreja Diocesana é uma ocasião para reforçar os laços de fé, comunhão e missão entre todas as comunidades que integram a Diocese de Angra, recordando a importância de caminhar juntos ao serviço do Evangelho, sobretudo neste ano santo da esperança em que a diocese inicia um caminho de 9 anos, que culminará com a celebração dos 500 anos da sua fundação”, explica a diocese açoriana, informa o portal online ‘Igreja Açores’.
O ‘Dia da Igreja Diocesana’ vai ser celebrado com uma Missa na Sé, no dia 3 de novembro, às 19h00 (mas uma hora em Lisboa), no centro histórico da cidade e município de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, as Ouvidorias (conjunto de paróquias) foram convidadas a celebrar também estes 491 anos de fundação da diocese, nas suas Igrejas jubilares, ou nas igrejas principais das respetivas ouvidorias.
As duas ouvidorias da ilha Terceira, os conselhos pastorais e os diversos movimentos eclesiais que atuam nestas duas comunidades locais, foram convidadas para participar nesta celebração na catedral diocesana, num momento que se pretende de “expressão de comunhão e unidade diocesana, reunindo representantes de diferentes realidades e sensibilidades da Igreja na ilha”.
A Diocese de Angra foi criada pelo Papa Paulo III, através da bula Aequum reputamus, de 5 de novembro de 1534, abrange todo o arquipélago dos Açores, uma superfície total de 2243km2, dispersa por nove ilhas, e tem a sua sede na cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
Os primeiros povoadores católicos foram instruídos pelos franciscanos que chegaram em 1456 à ilha Terceira, onde construíram uma ermida e em 1470 erguem o Convento de São Francisco de Angra; em 1461 dá-se a fundação da Ermida de São Salvador, a mando de Álvaro Martins Homem, fundador da vila da Angra, que esteve na origem da Sé.
Após a descoberta das ilhas dos Açores e do seu povoamento, o Governo eclesiástico do arquipélago passou por três fases distintas. como a primeira desde o descobrimento-povoamento até à criação da Diocese do Funchal, e a terceira fase da jurisdição canónica dos Açores, com a fundação da Diocese de Angra, que perdura até ao presente, informa o portal ‘Igreja Açores’.
O Papa Paulo III, pela Bula Gratiae divinae proemium, datada do mesmo dia da criação da diocese, confirma a nomeação do primeiro bispo de Angra, de D. Agostinho Ribeiro (1534-1540).
Desde a sua fundação, a Diocese de Angra já teve 40 bispos, destes dois eram naturais dos Açores; em 1862 foi fundado o Seminário Episcopal de Angra, 328 anos após a criação da diocese.
O Projeto Pastoral Diocesano de Angra até 2034, as celebrações dos 500 anos da diocese, vai ser desenvolvido em três triénios, a partir deste ano pastoral: Anúncio (2025-2028); Caridade (2028-2031); Celebração (2031-2034).
CB

