
Igreja/Cultura: Exposição «Terceiro Dia, Gigantes de esperança» vai ser inaugurada em Gaia
Porto, 07 jul 2025 (Ecclesia) – O Centro Paroquial da Igreja de Santa Maria Madalena, Vila Nova de Gaia (Porto), vai ter patente, de 19 de julho a 31 de agosto, a exposição «Terceiro Dia, Gigantes de esperança».
A iniciativa aborda o tema das árvores, presentes em todos os livros da Bíblia, desde o Gênesis ao Apocalipse, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
No primeiro livro do Génesis, ao terceiro dia, Deus criou as árvores… “e viu que isto era bom” e no último capítulo da Bíblia, no Apocalipse, é-nos revelado o novo céu e a nova terra e, “no meio da praça, de um lado e do outro do rio, há árvores da vida…”.
Esta exposição faz esta viagem, através dos livros bíblicos e da criatividade dos artistas, para se perceber o simbolismo, a revelação, a casa comum, unindo espiritualidade, ecologia e arte, refere.
As árvores da Bíblia são “as testemunhas e os protagonistas de promessas, justiças e renascimentos”.
Com esta exposição, pretende-se que “o visitante sinta a força desses gigantes e faça este caminho de esperança, lema do jubileu que estamos a viver”
Artistas com obras na exposição: Alberto Péssimo; Analice Campos; Artur Moreira; Avelino Leite; José Emídio; José Maia; José Silva; Márcia Luças; Mavilde Gonçalves; Nuno Viana; Tiago Carvalho; Paulo Neves; Sérgio Remondes e Álvaro Siza Vieira.
LFS