Igreja/Cultura: Exposição sobre «Santo António na Publicidade» vai estar patente em Lisboa
Lisboa, 14 out 2024 (Ecclesia) – O Museu de Lisboa – Santo António vai inaugurar, dia 23 deste mês, pelas 18h30, a exposição «Santo António na Publicidade».
Das pagelas do século XIX aos anúncios das últimas Festas de Lisboa, a afetividade pelo santo popular é uma constante, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
No Largo de Santo António à Sé, em Lisboa, um mupi, um majerico gigante e um altar feito com grades de cerveja anunciam a exposição «Santo António na Publicidade» que é comissariada por Eduardo Cintra Torres.
A mostra revela como a imagem de Santo António foi utilizada “ao longo da história da publicidade em Portugal, desde as pagelas do século XIX aos anúncios atuais que inundam a cidade durante as Festas de Lisboa”.
“Ao longo da investigação desenvolvida no museu, em torno da popular figura do Santo António, tornou-se evidente que a utilização da sua imagem em anúncios acompanha a própria história da publicidade em Portugal, desde o século XIX até aos nossos dias. Para dar visibilidade à faceta influencer do santo, decidimos lançar o desafio a Eduardo Cintra Torres para comissariar esta exposição”, explica Pedro Teotónio Pereira, coordenador do Museu de Lisboa – Santo António.
Icónica e familiar, algures entre o divino e o popular, a figura do santo surge em cartazes, anúncios de imprensa, diversos tipos de peças de barro, medalhas, selos, copos, caixas de fósforos, rótulos, pagelas, que vão refletindo o gosto de cada época e realçando a estreita ligação da produção publicitária com o santo a quem tudo se pede em momentos difíceis.
“A quantidade de anúncios que aludem a Santo António e as diversas marcas Santo António foram dois dos aspetos inesperados” para Eduardo Cintra Torres, no trabalho de preparação desta exposição.
“Para além disso, o mais surpreendente é o afeto pelo Santo que a publicidade transmite, revelando um lado genuíno nesta relação da publicidade com ele. Sabemos do afeto pelo Santo no dia-a-dia das pessoas, mas esse afeto também foi transportado para as mensagens publicitárias, algo que continuou até aos dias de hoje quando a publicidade já se encontra despida desse carácter religioso”, afirma o comissário.
De entre as peças apresentadas nesta mostra, Eduardo Cintra Torres destaca «um conjunto notável de cartazes relativos a Santo António encomendados a artistas gráficos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, entre os anos 1930 e 1980, que aqui se reúnem pela primeira vez.
LFS