Igreja/Cultura: «Auto da Sibila Cassandra» de Gil Vicente vai ser apresentado na Capela do Rato, em Lisboa
Lisboa, 07 jan 2026 (Ecclesia) – O «Auto da Sibila Cassandra» de Gil Vicente, vai ser apresentado no dia 11 de Janeiro, às 16h00, na Capela do Rato, em Lisboa.
Este pequeno «Auto da Sibila Cassandra», escrito e encenado por Mendo Henriques e Júlio Martín é uma “mediação entre o texto quinhentista e o público contemporâneo do «Auto da Sibila Cassandra», de Gil Vicente, uma obra fundadora do teatro europeu, onde “o cómico pastoral e o mistério cristão se articulam numa unidade dramática”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O registo cómico inicial – namoro falhado com o influenciador Salomão e suas tias sibilinas – é mantido como “elemento estrutural”.
A modernização do texto “valoriza a leveza cómica como condição necessária para a emergência do drama profético e o confronto entre verdades e erros”.
O desfecho confirma o carácter otimista da peça: “é um auto de Natal; todas as personagens assumem o papel de profetas do nascimento do filho de Maria – num cosmos unificado pela expectativa messiânica”, sublinha o comunicado.
“À comunidade da Capela do Rato e a todos quantos assistirem no domingo, 11 de janeiro de 2026, fim oficial do ciclo litúrgico de Natal e início do Tempo Comum, é assim apresentado este Pequeno Auto da Sibila Cassandra em que o cómico, o excesso, e a profecia contribuem para cada um ir ao encontro da graça”, acrescenta
LFS
|
LEITURA ENCENADA Personagens: – Adaptação contemporânea do Auto da Sibila Cassandra de Gil Vicente por Mendo Henriques e Júlio Martín Apoios: |

