Igreja: Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria celebra 100 anos da chegada à Madeira com congresso internacional
Lisboa, 23 out 2024 (Ecclesia) – A congregação das Irmãs da Apresentação de Maria vai assinalar os 100 anos de chegada à Ilha da Madeira com um congresso internacional, que se realiza entre 7 e 11 de julho de 2025, no Pestana Casino Park, no Funchal.
“Educação, Solidariedade e Evangelização. Da Europa para a Madeira, da Madeira para o Mundo” dá nome à iniciativa, que vai reunir um conjunto de especialistas que vão falar do passado, mas também das grandes problemáticas e desafios e perspetivas da educação no presente.
Os participantes vão poder conhecer a história, os contextos em que a congregação se implantou, se foi afirmando e desenvolvendo a sua ação, mas também o contexto político e social na relação que teve com a Igreja e com as sociedades onde se inseria.
O congresso internacional será acreditado como ação de formação para professores, representando uma “mais-valia” também para os agentes pastorais que se queiram formar, referiu José Eduardo Franco, responsável pela comissão científica internacional do congresso, em entrevista à Agência Ecclesia.
A congregação das Irmãs da Apresentação de Maria foi fundada em 1976, por Marie Rivier, e insere-se “no movimento de renovação da vida consagrada orientada” como “empreendedorismo educativo, social e pastoral de timbre feminino”, assinala o Centro de Estudos Globais, instituição científica promotora do evento.
Em 2025, a congregação celebra 100 anos de presença em Portugal, tendo sindo fundada num contexto de resistência e persistência de modelos de vida consagrada ao serviço da Igreja Católica e da sociedade civil no plano da educação, da solidariedade e da pastoral.
Atualmente, as Irmãs da Apresentação de Maria estão presentes em 20 países do mundo.
HM/LJ/PR