![](https://agencia.ecclesia.pt/portal/wp-content/uploads/2023/05/Logo_CEP_Centro.jpg)
Igreja: Conferência Episcopal Portuguesa reúne-se em Assembleia Plenária
Fátima, 10 fev 2025 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai reunir-se de 28 de abril a 01 de maio em Assembleia Plenária na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima.
A CEP foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999 e 2005; é o conjunto dos bispos das dioceses que, para melhor exercerem as suas funções pastorais, põem em comum preocupações e experiências, acertam critérios de ação e coordenam esforços.
Para que uma Conferência Episcopal possa legislar com obrigação de acatamento em todas as dioceses, exigem-se pelo menos dois terços de votos favoráveis dos membros de pleno direito da Assembleia Plenária, a confirmação da Santa Sé e a promulgação segundo o direito canónico.
LFS