
Igreja: Conferência Episcopal Portuguesa reúne-se em Assembleia Plenária
Fátima, 12 Abr 2022 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai reunir-se de 25 a 28 de abril em Assembleia Plenária na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima.
A CEP foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999 e 2005; é o conjunto dos bispos das dioceses que, para melhor exercerem as suas funções pastorais, põem em comum preocupações e experiências, acertam critérios de ação e coordenam esforços.
Para que uma Conferência Episcopal possa legislar com obrigação de acatamento em todas as dioceses, exigem-se pelo menos dois terços de votos favoráveis dos membros de pleno direito da Assembleia Plenária, a confirmação da Santa Sé e a promulgação segundo o direito canónico.
O conselho permanente da CEP reúne-se também, às 21h15, do dia 26 de abril, no mesmo local.
O Conselho Permanente é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo-se ordinariamente todos os meses.
O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa é atualmente constituído por D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima (presidente da CEP); D. Virgílio Antunes (vice-presidente), bispo de Coimbra; padre Manuel Barbosa (secretário); e cinco vogais: D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa; D. Manuel Linda, bispo do Porto; D. José Cordeiro, arcebispo de Braga; o cardeal D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima; e D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora.
LFS