Igreja: Comunidade francesa «Chemin Neuf» realiza retiro de casais na Diocese do Algarve
Faro, 16 abr 2024 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve informa que a Comunidade (ecuménica francesa) ‘Chemin Neuf’ vai dinamizar um retiro de casais nesta diocese, intitulado ‘Caná Experience’ (experiência Caná), dias 4 e 5 de maio, no Centro Pastoral e Social diocesano, em Ferragudo.
“Uma experiência de escuta do parceiro e da palavra de Deus, de companheirismo e partilha com outros casais, um tempo de descontração e bom humor, uma experiência profunda e inspiradora, baseada na pedagogia de Santo Inácio de Loyola”, explica a comunidade francesa, divulga o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
O retiro de casais tem como tema ‘Caná Experience’ (experiência Caná), numa alusão ao episódio bíblico das bodas de Caná, o programa inclui “exercícios em casal, partilhas curtas com outros casais, workshops, tempo de oração e para relaxar, ao ritmo de cada casal, e caminhadas junto ao mar”.
Esta iniciativa, nos dias 4 e 5 de maio, no Centro Pastoral e Social da Diocese do Algarve, em Ferragudo., é aberta a quem quiser participar, mas de inscrição obrigatória.
A Comunidade ‘Chemin Neuf’ (Caminho Novo) esteve na Diocese do Algarve na semana anterior à edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, a JMJ Lisboa 2023, realizou a sua pré-jornada, os ‘Dias nas Dioceses’, em Portimão, e organizou o seu festival anual da juventude, o Festival ‘Welcome to Paradise’ (Bem-vindo ao Paraíso), com mais de quatro mil jovens, cerca de 4200 jovens, de cerca de 60 países.
Esta comunidade católica, com vocação ecuménica, foi fundada em Lyon (França), em 1973, pelo sacerdote jesuíta Laurent Fabre, então seminarista, após uma experiência de oração no âmbito do Renovamento Carismático Católico, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.
‘Chemin Neuf’ constitui-se como associação pública de fiéis aprovada pela Santa Sé e como instituto religioso clerical de direito pontifício. Conta atualmente com cerca de 150 padres incarnados, 200 irmãs consagradas, 150 irmãos consagrados ou em preparação para o sacerdócio e 4.000 leigos
CB