Igreja: Cáritas Portuguesa apresenta estudo sobre a habitação social
Iniciativa vai analisar a situação atual e os desafios futuros nesta área em Portugal e na União Europeia
Lisboa, 11 mai 2024 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa promove, dia 15 deste mês, no auditório do Centro Social Paroquial da Igreja de São João de Deus, em Lisboa, um colóquio sobre «Habitação Social na UE e em Portugal: Situação Atual e Desafios Futuros».
Consciente das “limitações e condicionalismos que a falta de habitação traz à vida de cada família”, a Cáritas Portuguesa quer contribuir para a discussão pública sobre este tema e apresenta, dia 15 de maio, em Lisboa, o estudo “Habitação Social na UE e em Portugal: Situação Atual e Desafios Futuros”.
“Viver numa habitação condigna é um direito fundamental consagrado constitucionalmente. Infelizmente, este direito ainda está longe de ser uma realidade plena em Portugal. De acordo com os censos da população, a percentagem de jovens com idades entre 25 e 34 anos que eram proprietários da sua habitação diminuiu em 2021 para os níveis registados há 40 anos”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Desenvolvido pelo professor José Pires Manso, no âmbito do Observatório da Pobreza e da Fraternidade da Cáritas Portuguesa, este estudo faz “um diagnóstico da atual situação”, mas procura também apresentar “ideias concretas para a resolução de algumas das dificuldades identificadas, nomeadamente no que toca à habitação para pessoas em situação de sem-abrigo e a habitação social para jovens”.
PROGRAMA
16H00 |Abertura Nuno Alves – Direção da Cáritas Portuguesa D. José Traquina – Bispo da Diocese de Santarém e Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana 16H15 – Apresentação do Estudo da Habitação Social José Pires Manso – Professor Catedrático da UBI e membro do Observatório da Pobreza e da Fraternidade da Cáritas Portuguesa 16H45 – Painel de reflexão sobre o Estudo: Filipa Roseta | Vereadora do Pelouro da Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa (em representação do Presidente da CML) José Afonso – Responsável das parcerias do Just a Change Gonçalo Antunes – Professor universitário | NOVA FCSH 17H30 – Encerramento Rita Valadas – Presidente da Cáritas Portuguesa |
LFS