
Igreja: Associação Bíblica Portuguesa promove jornada sobre «Jesus, Filho de Deus. Verdade ou Blasfémia?»

Lisboa, 07 out 2025 (Ecclesia) – As I Jornadas da Associação Bíblica Portuguesa, a realizar em formato online e presencial, nos dias 07 e 08 de novembro, têm como tema «Jesus, Filho de Deus. Verdade ou Blasfémia?».
A iniciativa, promovida pela revista «Brotéria» (publicação dos jesuítas) e a «Associação Bíblica Portuguesa» debruça-se sobre a figura do misterioso homem de Nazaré, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Em diálogo, a escritora Lídia Jorge e D. Alexandre Palma, bispo auxiliar de Lisboa, dão o mote para a discussão com um painel intitulado “Do Nazareno ao Niceno”.
No sábado, quatro especialistas em Bíblia abordam a questão da identidade messiânica de Jesus, explorando as raízes judaicas do messianismo e os alvores da reflexão cristológica no corpus do Novo Testamento.
Assinalam-se este ano dezassete séculos do primeiro concílio ecuménico, reunido em Niceia (Iznik, na Turquia) no ano 325.
A efeméride é relevante na medida em que representa uma primeira tentativa de reunir consenso. Ainda que essa procura não tenha sido inteiramente bem-sucedida na pacificação das várias fações eclesiais, o atribulado século IV viu surgir, a partir de Niceia, uma reflexão cristológica reconhecida – ainda que paulatinamente – como normativa.
A tensão então vivida deveu-se, em grande parte, às disputas teológicas relativas à natureza de Cristo: a sua humanidade e divindade.
“Depois de 1700 anos, embora a questão não assuma os mesmos contornos, o paradoxo de a mesma pessoa ser totalmente diferente do homem e, simultaneamente, em tudo igual ao homem, exceto no pecado, continua a interrogar uma fé em busca da compreensão e a desafiar a razão a superar os seus limites”, refere.
LFS
PROGRAMA 7 novembro das 19h00 às 20h30 – Conversa entre Lídia Jorge e D. Alexandre Palma, moderada pelo jornalista Henrique Monteiro. 8 novembro das 10h15 às 11h30 com padre Francisco Martins SJ Das12h00 às 13h15 com padre César Silva SVD Das 14h45 às 16h00 com padre João Alberto Correia Das 16h30 às 17h45 com padre Mário Sousa |