
Igreja/Ambiente: Conferência «Aumentar a Esperança» comemora dez anos da Encíclica «Laudato Si»
Washington, 25 ago 2025 (Ecclesia) – Leão XIV vai participar na conferência ‘Aumentar a Esperança’, realizada pelo décimo aniversário da Encíclica Laudato Si’, uma iniciativa mundial com “líderes de mudança social” que pode ser acompanhada online, de 1 a 3 de outubro, em Castel Gandolfo.
“A conferência Espalhando Esperança é um alegre chamamento à ação vindo de agentes de mudança, incluindo líderes da Igreja, jovens, líderes indígenas, formuladores de políticas e ativistas de base; vamos espalhar esperança juntos celebrando a Laudato Si’ e descobrir as maneiras mais impactantes de agir agora”, explica o Movimento ‘Laudato Si´’ (MLS), numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O movimento internacional de ‘católicos pela casa comum’ informa que o primeiro dia da conferência ‘Aumentar a Esperança’ é “especial”, o Papa Leão XIV vai abrir este encontro “com uma celebração da esperança”, a 1 de outubro, entre as 15h30 e as 17h30 locais (menos uma hora em Lisboa).
“Um momento de profundo significado espiritual e unidade global pela nossa casa comum, forte de esperança, sinal de como a Laudato Si’ continua a inspirar pessoas que estão a transformar o mundo pela oração e ação”, acrescenta.

Nos outros dois dias, 2 e 3 de outubro, a conferência internacional ‘Aumentar a Esperança’ conta a participação de vários oradores e líderes de mudança social e outros agentes dos cinco continentes – África, Américas, Ásia-Pacífico e Europa – que vão refletir sobre “o impacto da Laudato Si’, as maneiras mais eficazes de agir imediatamente”, e discernir “o que o Espírito está a dizer à Igreja” nestes tempos de crise ecológica.
Para além da participação do Papa Leão XIV, o movimento destacou o prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé, o cardeal Michael Czerny, a diretora executiva do ‘Movimento Laudato Si’, Lorna Gold, o jornalista e escritor britânico Austen Ivereigh, conhecido como o biógrafo do Papa Francisco.
O Movimento ‘Laudato Si’ informa que são mais de 25 oradores de setores da “fé, sociedade civil, política e comunidades indígenas”, na sua página online, a conferência internacional apresenta, por exemplo, Patricia Gualinga, do povo Quíchua de Sarayaku, o ator Arnold Schwarzenegger, fundador da ‘Iniciativa Schwarzenegger pelo Clima’, que sensibiliza para a crise climática, e a ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva.
A conferência “Aumentar a Esperança”, pelo 10.º aniversário da Encíclica ecológica e social de Francisco Laudato Si, é aberta ao público e gratuita e pode ser acompanha online, a participação presencial “é apenas por convite”, e vai realizar-se em Castel Gandolfo, onde os Papas têm a residência de férias, nos arredores de Roma.
CB/PR
Esta conferência internacional, de ‘católicos pela casa comum’, vai realizar-se durante o ‘Tempo da Criação’ 2025, que decorre de 1 de setembro (o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação) a 4 de outubro (festa litúrgica de São Francisco de Assis), este ano com o tema ‘Paz com a Criação’.
O Movimento ‘Laudato Si´’ sugere seis formas “simples, mas impactantes”, de celebrar este tempo ecuménico, que une as Igrejas Cristãs, individualmente ou em comunidade: “Uma missa ou culto de oração ao ar livre”, nomeadamente a nova Missa pela «custódia da criação», Leão XIV presidiu, pela primeira vez, no dia 9 de julho; promover ações na comunidade – uma limpeza, plantar árvores, uma horta em casa ou organize um evento educativo; participar ou organizar uma peregrinação. As outras três sugestões, para além das que se podem encontrar no guião do ‘Tempo da Criação’ 2025, são transformar a dívida em esperança, “apoiar a justiça climática pedindo um alívio justo da dívida para países que sofrem impactos climáticos”; partilhar os eventos “com o mundo”; e fazer doações ou convidar “outras pessoas a doar para “ajudar a cobrir os recursos e a capacidade para alcançar mais pessoas com a mensagem sobre a importância de cuidar de toda a criação”. |
Igreja/Ecologia: «Terra está a cair na ruína», alerta Leão XIV, pedindo «justiça ambiental»
Ecumenismo/Ambiente: Igrejas Cristãs na Europa apelam à «paz com a criação»