
Igreja/Ambiente: Castel Gandolfo recebe encontro «Laudato si: Conversão e Compromisso»
Cidade do Vaticano, 17 set 2025 (Ecclesia) – A missão ecológica da Igreja vai ser tema de um encontro em Castel Gandolfo (Itália), de 19 a 21 de setembro, para celebrar os 10 anos da encíclica ‘Laudato Si’
O encontro “Laudato si’: Conversão e Compromisso” é promovido pela seção para a salvaguarda da criação, pertencente à Pastoral Social do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE), lê-se no site VaticanNews.
Dez anos após o Papa Francisco publicar a encíclica ‘Laudato si’, o “inovador documento é a principal inspiração para um encontro que discute a missão ecológica da Igreja e o chamado ao cuidado da casa comum”.
Durante os três dias vão estar reunidos bispos e diretores nacionais responsáveis pelo cuidado com a criação no âmbito do CCEE e também organizações relevantes tanto no cuidado da criação quanto na missão social da Igreja, incluindo Porticus, ELSiA (European Laudato si’ Alliance), JRS (Jesuit Refugee Service), Movimento Laudato si’, Caritas Europa e ECEN (European Christian Environmental Network).
A saudação inicial do encontro ficará a cargo da irmã Alessandra Smerilli, secretária do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.
Durante a recente inauguração do Borgo Laudato si’, também na cidade de Castel Gandolfo, a irmã reafirmou a encíclica como mais do que um texto ecológico, “mas uma encíclica social”.
Além de comemorar os dez anos da Laudato si’, o encontro também coincide com o Tempo da Criação, uma iniciativa ecuménica que todos os anos se inicia a 01 de setembro, Dia Mundial de Oração pela Criação, e encerra a 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis.
LFS