Igreja/Açores: Bispo norte-americano, descendente de açorianos, preside às Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres
Padre jesuíta José Frazão Correia é o pregador do tríduo preparatório
Angra do Heroísmo, Açores, 30 abr 2024 (Ecclesia) – As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, na Diocese de Angra, vão ser presididas por um bispo norte-americano, descendente de açorianos, de 3 a 9 de maio, o tríduo preparatório começa hoje, com o padre José Frazão Correia (jesuíta).
A oração é o tema do tríduo das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, que têm como pregador, a partir desta terça-feira, 30 de abril, o padre José Frazão Correia, sacerdote da Companhia de Jesus, que é o diretor da revista Brotéria dos Jesuítas em Portugal.
A oração é o tema e a prioridade do ano pastoral dos cinco santuários diocesanos de Angra, a partir da frase “Senhor ensina-nos a rezar”, do Evangelho de Lucas (Lc11,1).
O portal de informação online ‘Igreja Açores’ informa que do programa das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres consta a inauguração da iluminação da fachada da igreja do Convento da Esperança, “com milhares de lâmpadas a preencher diferentes motivos desenhados em madeira com clara alusão ao culto”, esta sexta-feira, 3 de maio, seguindo-se as celebrações religiosas, no sábado, dia 4 de maio, – a Procissão da Mudança com pregação – e no domingo, 5 de maio, a Missa campal, pelas 09h30, e procissão solene, pelas 16h30.
Na noite deste sábado, a imagem do Senhor Santo Cristo, após a procissão da mudança, vai ficar na igreja Paroquial de São José, para a Vigília Noturna, e “serão convidados movimentos eclesiais para a animação e oração”.
As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2024, na ilha de São Miguel, são presididas pelo bispo norte-americano de Stockton, na Califórnia (EUA), D. Myron Cotta é descendente de açorianos da ilha Terceira, é o 20.º bispo de origem açoriana nos EUA.
A Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres vai vestir nestas festas a “capa 39”, a última capa a chegar ao Convento da Esperança, já este mês de abril, foi oferecida e confecionada por três mulheres de Santa Bárbara, na Ouvidoria das Capelas: Rita Sofia Rebelo Pavão, a sua mãe Teresa e a tia-avó Helena Batista.
Este ano no programa celebrativo destaca-se, pela primeira vez, uma Missa em inglês, às 08h00 locais (mais uma hora em Portugal continental), do dia 5 de maio, na igreja de São José; esta Eucaristia vai ser presidida pelo padre Larry Machado, também descendente de açorianos e pároco da Paróquia portuguesa de Nossa Senhora da Assunção, em Turlock.
O portal ‘Igreja Açores’ informa que esta semana, desde esta segunda-feira, 29 de abril, a “azáfama” é dentro do Convento da Esperança, “com os preparativos logísticos da festa”: A entrega de flores, entre as 8h00 e as 20h00, na Avenida Roberto Ivens.
No sábado, dia 27 de abril, realizou-se a Feira Agrícola de Santana, “as arrematações do gado, oferecido pelos lavradores da ilha”, é um momento “menos conhecido” mas que “inaugura” as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, que se realiza-se entre hoje, 30 de abril, e 9 de maio, na ilha de São Miguel, lê-se no portal informativo da Diocese de Angra.
CB