Igreja/Abusos: Grupo VITA promove ações de formação e sensibilização na Arquidiocese de Évora
Évora, 12 abr 2024 (Ecclesia) – O Grupo VITA, organismo para o acompanhamento de casos de abusos sexuais na Igreja Católica, promove nos meses de abril, maio e junho ações de sensibilização e formação, na Arquidiocese de Évora.
A primeira ação, no âmbito da proteção e segurança de menores e de adultos vulneráveis, acontece no dia 16 de abril, no Seminário Maior de Évora, entre as 10h e 17h, e é destinada aos padres, com a participação do arcebispo de Évora.
Segundo informa a Arquidiocese, no mesmo dia, entre as 19h e 22h, o grupo VITA organiza uma ação de sensibilização e formação para diáconos permanentes, que conta também com a presença de D. Francisco Senra Coelho.
Seguem-se outras ações nos dias 4 de maio e 15 de junho para agentes pastorais e nos dias 3 e 8 de junho para funcionários das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Arquidiocese de Évora.
O Grupo de Acompanhamento das situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal foi criado pela Conferência Episcopal Portuguesa, na Assembleia Plenária de abril de 2023.
Coordenado pela psicóloga Rute Agulhas, o Grupo VITA pode ser contactado através da linha de atendimento telefónico (91 509 0000) ou do formulário para sinalizações, já disponível no site www.grupovita.pt.
LJ/OC