Guimarães: Cantora Ana Bacalhau participa em concerto solidário para reabilitação de Capela de Nossa Senhora da Conceição
Guimarães, 26 nov 2024 (Ecclesia) – A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, vai receber, no dia 14 de dezembro, um concerto solidário com a participação da cantora Ana Bacalhau, com o objetivo de angariar fundos para a reabilitação de uma capela.
“Queria convidar-vos para virem ouvir-me, por todos os motivos e por este que é, porventura, o mais importante: é um concerto solidário para angariação de fundos para a recuperação, as obras, da Capela de Nossa Senhora da Conceição”, afirmou a cantora, numa nota da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição enviada à Agência Ecclesia.
Este concerto, com início às 21h30, insere-se nas diversas iniciativas promovidas pela paróquia para viabilizar o projeto de conservação e restauro da Capela de Nossa Senhora da Conceição, que é um património de interesse público que remonta ao século XVI.
Os bilhetes para o concerto solidário estão à venda na Bilheteira online em https://anabacalhau.bol.pt, nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, Plataforma das Artes e da Criatividade, Casa da Memória, Loja Oficina (Rua da Rainha) e Multiusos de Guimarães.
“A dimensão e o custo da preservação da Capela obriga a um esforço permanente na angariação de meios para viabilizar todas as fases da reabilitação”, refere o padre Leonel Cunha, pároco de Nossa Senhora da Conceição, que explica que a preservação e “valorização do património tem sido possível com o apoio dos paroquianos, cidadãos em geral e diversas entidades públicas e privadas”.
A Paróquia da Nossa Senhora da Conceição informa que inicialmente foi promovida uma intervenção estrutural que contemplou “a conservação e restauro dos telhados, paredes e soalhos, da torre sineira, da sacristia e do anexo com ligação à Capela, tendo iniciado posteriormente o restauro dos painéis de azulejos e dos altares (mor e laterais)”.
Esta “avultada fase inicial” contou com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, dos paroquianos e vimaranenses (particulares e entidades), dos Nicolinos e da própria Fábrica da Igreja da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
A finalização do processo depende da conservação e restauração da tribuna, do órgão ibérico do século XVII e da talha dourada, entre outras intervenções de menor escala.
Estima-se que o montante dos trabalhos a realizar ascenda o valor de 200 mil euros.
O padre Leonor Cruz contextualiza que a “Capela de Nossa Senhora da Conceição estava num avançado estado de degradação”, correndo o “sério risco da sua recuperação ser inviável e de se perder um importante e valioso património”.
“Em boa hora, o meu antecessor na paróquia iniciou o projeto de conservação e restauro que está a ser desenvolvido de forma faseada”, destacou.
A romaria de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) e as Novenas das seculares Festas Nicolinas são expressões culturais e religiosas intimamente ligadas à Capela de Nossa Senhora da Conceição que, de acordo com um pergaminho descoberto por Abade de Tagilde, estava construída, pelo menos, desde os inícios do século XVI, informa a paróquia.
LJ