Guarda: «Sabugal Presépio» inspira-se nos incêndios para contar «histórias de perda, união e reconstrução»

Sabugal, 06 dez 2025 (Ecclesia) – Abre hoje, na cidade do Sabugal, o “maior presépio natural do país”, com mais de 1500 metros quadrados, com o objetivo de “renascer as florestas”.
“A temática é inspirada nos incêndios que atingiram o concelho no último verão e que deixaram marcas indeléveis na paisagem e na memória das comunidades. Mas é precisamente dessa realidade que nasce a força simbólica desta edição, idealizada pelos trabalhadores do Município e pela artista plástica Beatriz Rodrigues”, indica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O presépio “incorpora elementos naturais que contam histórias de perda, união e reconstrução”, indica.
“O Mundo é só um e não tem linhas a separar países dos outros a não ser dentro da cabeça das pessoas”, explica o escritor sabugalense Manuel António Pina.
O visitante é convidado a percorrer um caminho “imersivo”, sendo guiado por “uma viagem que atravessa o tempo e as emoções, convidando-o a reflectir sobre a relação com a natureza e sobre o papel individual na protecção das florestas”: “É também um reencontro com as palavras do visão de um mundo sem fronteiras ressoa neste Natal”.
A abertura oficial está marcada para as 16h, iniciando com uma “animada parada de Natal acompanhada pelos Traquinas da Concertina”, seguindo-se um “concerto inaugural do Wallow Gospel Choir”.
“O evento ‘Sabugal Presépio’ é enriquecido pelas tradições que se revivem a cada Natal no concelho, enlaçadas pelas iluminações, decorações e outras atividades que as freguesias nos presenteiam ao longo desta quadra”, informa a nota.

Tratando-se de um evento “para toda a família”, é possível encontrar no espaço atividades como “mercadinho de Natal com artesanato e produtos locais; comboio turístico, que parte do Largo da Fonte rumo ao Centro Histórico, Castelo, Museu e Paços do Concelho; também Pista de gelo ecológica” e exposições temáticas, iluminações e decorações natalícias, bem como “concertos, teatro, oficinas criativas e animação infantil”.
A organização dá conta de uma “exposição coletiva «Neste Natal, dá cor à Floresta e magia ao Presépio», composta por presépios criados por IPSS, associações e comunidade escolar, recorrendo a materiais recuperados dos incêndios — um exemplo de criatividade e sensibilização ambiental”.
“No Museu do Sabugal, além da exposição arqueológica permanente, estão patentes as fotografias finalistas da 5.ª edição do Rewilding Photo Contest, que reforça o papel da imagem como instrumento de preservação e valorização do território”, acrescenta.
‘Sabugal Presépio’ é organizado pelo Município do Sabugal, em parceria com a ADES – Associação Empresarial do Sabugal, afirmando-se como “um marco cultural e afetivo da região”.
LS

