Guarda: Prémio Eduardo Lourenço atribuído ao cardeal José Tolentino de Mendonça
Guarda, 19 nov 2025 (Ecclesia) – A cidade da Guarda celebra o 826º aniversário com entrega do Prémio Eduardo Lourenço ao Cardeal José Tolentino de Mendonça.
As comemorações do aniversário vão decorrer entre 20 e 29 deste mês com um conjunto de iniciativas “numa celebração coletiva da identidade, essência e história da cidade”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Para celebrar a atribuição de foral à Cidade pelo rei D. Sancho I em 1199, o Município da Guarda preparou um vasto programa de que se destaca, a 27 deste mês, a entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2025 atribuído este ano ao cardeal, poeta e teólogo José Tolentino de Mendonça,
Na Praça do Município terá lugar pelas 10h30 a cerimónia do Hastear da Bandeira com a presença do Comando Distrital da PSP, as corporações dos bombeiros da Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra, Agrupamentos de Escuteiros, Associações de Sapadores de Fernão Joanes, Valhelhas e Acriguarda.
O momento contará com a participação musical da Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e do Conservatório de Música de S. José da Guarda.
Segue-se a Sessão Solene Comemorativa do 826º Aniversário da Cidade da Guarda na Sala António de Almeida Santos, nos Paços do Concelho, com apontamentos musicais pelo Conservatório de Música de S. José da Guarda.
A cerimónia inclui a entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2025, uma iniciativa do Centro de Estudos Ibéricos, e que este ano foi atribuído ao cardeal, poeta e teólogo José Tolentino de Mendonça.
LFS

