
Guarda: Peregrinação jubilar à Sé marca Festa Anual da Liga dos Servos de Jesus

Guarda, 27 ago 2025 (Ecclesia) – A Festa Anual da Liga dos Servos de Jesus, sediada na Diocese da Guarda, vai realizar-se nos dias 29 e 30 de agosto, cujo programa vai incluir a peregrinação jubilar à Sé diocesana.
O primeiro dia arranca com o acolhimento na Casa de Santa Luzia, pelas 15h30, a que se segue uma conferência orientada pelo padre Paulo Figueiró, reitor do Seminário da Guarda (16h), informa uma nota da diocese, enviada à Agência ECCLESIA.
Para as 17h30 está marcada o início da peregrinação em direção à Sé catedral, que culmina com a celebração da Eucaristia, às 18h, presidida pelo bispo diocesano, D. José Pereira.
O programa continua na Sé da Guarda com a Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 20h e, depois, nas diversas casas da Liga dos Servos de Jesus.
No segundo dia, a festa acontece no Outeiro de São Miguel, onde o acolhimento está marcado para as 10h30 e a Missa presidida por D. José Pereira, na capela, agendada para as 11h.
Segue-se um almoço de confraternização (13h) e a sessão solene no auditório do Outeiro de São Miguel (15h).
“Este encontro será ocasião de oração, comunhão fraterna e renovação do compromisso dos membros e amigos da Liga dos Servos de Jesus, recordando o exemplo do seu fundador e a missão de servir a Igreja com alegria e dedicação”, assinala o site da Diocese da Guarda.
A Liga dos Servos de Jesus, foi fundada por D. João de Oliveira Matos, após um retiro na Lajeosa do Mondego que decorreu entre os dias 11 a 17 de fevereiro de 1924.
Atualmente está presente na Guarda (Santa Luzia, Sequeira, Outeiro de São Miguel, Centro de Acolhimento S. João de Deus, Paço Episcopal, Seminário), Covilhã (Abrigo dos Pequeninos e Centro Cultural e Social), Ruvina, Celorico da Beira, Rochoso, Orca, Cerdeira do Côa, Manteigas, Fundão, Fátima, Figueira da Foz e Kilenda (Angola).
Os membros da Liga prestam ainda serviço, no Paço Episcopal, Seminário e Centro Cultural da Covilhã.
LJ