
Guarda: Irmãs Hospitaleiras da Casa de Saúde Bento Menni promovem «Semana Aberta»

Guarda, 04 out 2025 (Ecclesia) – As Irmãs Hospitaleiras da Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda, vão promover a XIII Semana Aberta Maria Josefa Récio, a partir da próxima segunda-feira e termina no Dia Mundial da Saúde Mental, de 6 a 10 de outubro.
“Os dias 6 e 8 são ‘Dias Abertos’, destinados acolher quem nos quiser visitar e quiser conhecer a essência da nossa missão, sendo que diversas são as escolas que já reservaram o seu tempo para vir até nós”, explicam as Irmãs Hospitaleiras, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Na XIII Semana Aberta Maria Josefa Récio vão ser realizadas também as 1ªs Olimpíadas da Saúde Mental, no dia 7 de outubro, destinadas a pessoas com problemas de saúde mental das diversas organizações na Guarda – do concelho, do distrito e dos centros hospitaleiros.
“Procuramos proporcionar a todos os participantes um conjunto de atividades promotoras de inclusão social, valorizando os benefícios da prática desportiva na promoção da saúde mental”, explicam as consagradas, sobre a iniciativa que vai decorrer a partir das 09h30, no estádio e no parque municipal da Guarda.
A Casa de Saúde Bento Menni vai promover também o Seminário ‘Princípios da Bioética na Saúde Mental – A problemática da Inteligência Artificial’, entre as 14h00 e as 17h00, do dia 9 de outubro; as inscrições estão a decorrer online e são gratuitas.
A XIII Semana Aberta Maria Josefa Récio vai terminar no Dia Mundial da Saúde Mental, a 10 de outubro, com a organização da IX Marcha pela Saúde Mental.
“Esta ação pretende alertar e consciencializar a sociedade para a valorização da saúde mental no contexto das nossas vidas”, assinalam as Irmãs Hospitaleiras da Guarda, indicando a concentração da marcha realiza-se na Alameda de Santo André, pelas 14h00, seguindo o trajeto pela cidade até Praça Velha (Sé).
Também em Braga, as Irmãs Hospitaleiras vão assinalar a Semana da Saúde Mental, a sua terceira edição, a partir deste domingo, de 5 a 11 deste mês, com o lema ‘O cuidado começa em nós, para florescer no outro’.
As Irmãs Hospitaleiras são uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com fins de Saúde, de referência na prestação de cuidados especializados em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências, Reabilitação Física e Cuidados Paliativos.
Há mais de 130 anos presentes em Portugal, as IHSCJ desenvolvem a sua intervenção em 12 unidades de saúde hospitaleiras, das quais oito se situam no continente e quatro nas Regiões Autónomas.
CB
