Guarda: Irene Fonseca reeleita coordenadora da Liga dos Servos de Jesus

Guarda, 04 dez 2024 (Ecclesia) – Irene dos Santos Fonseca foi reeleita coordenadora da Liga dos Servos de Jesus, na assembleia que decorreu, no Outeiro de São Miguel, na Guarda, e vai tomar posse no dia 14 deste mês.

A Liga dos Servos de Jesus explica que este primeiro encontro “serviu para dialogar, rezar e deixar-se guiar pelo Espírito Santo”.

A assembleia, que contou com a participação de 25 Servas de Jesus, elegeu a nova equipa do conselho coordenador.

A coordenadora geral continua a ser Irene dos Santos Fonseca, sendo agora assessorada por Albertina André (da comunidade de Santa Luzia), Graça Afonso (professora na Cerdeira e colaboradora no coro da Sé), Adelina Leocádio (presta apoio no Paço Episcopal) e Carmo Fonseca, da comunidade de Manteigas.

Irene Fonseca disse ao jornal A GUARDA que o próximo quadriénio (2025-2029) terá como prioridade “as vocações, o serviço aos mais desprotegidos e o apoio aos sacerdotes”.

A cerimónia de tomada de posse é aberta a todas as pessoas de boa vontade e será antecedida por uma reflexão conduzida por D. Manuel da Rocha Felício, dedicada ao tempo do Advento.

O programa inicia-se às 15h00 horas, seguida por um momento de adoração das 16h00 horas às 17h00 horas, culminando com a eucaristia, durante a qual a nova equipa tomará posse sob a presidência do bispo diocesano.

A Liga dos Servos de Jesus, foi fundada por D. João de Oliveira Matos, após um retiro na Lajeosa do Mondego que decorreu entre os dias 11 a 17 de fevereiro de 1924. É uma Associação Pública de Fiéis, constituída por homens, mulheres, casados, solteiros, leigos de qualquer condição social que, procurando viver à maneira dos primeiros cristãos.

A Liga dos Servos de Jesus está presente na Guarda, Outeiro de São Miguel, Rochoso, Cerdeira do Côa, Ruvina, Celorico da Beira, Manteigas, Fundão, Covilhã, Orca, Fátima e Figueira da Foz.

Os membros da Liga prestam ainda serviço, no Paço Episcopal, Seminário, Centro Cultural da Covilhã.

O Fundador, agora Venerável Servo de Deus, D. João de Oliveira Matos, nasceu em Valverde, concelho do Fundão, a 1 de março de 1879. Após os estudos na escola primária e no Liceu de Castelo Branco, ingressou no Seminário da Guarda, em Setembro de 1896.

A 3 de junho de 2013, foram reconhecidas as “Virtudes Heroicas” e declarado Venerável pela Congregação da Causa dos Santos.

LFS

Partilhar:

Últimas AGENDA

Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR