Guarda: Diocese apresenta itinerário para identificar as necessidades pastorais
Guarda, 2 nov 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Guarda vai apresentar um itinerário pastoral no dia 30 de novembro, primeiro domingo do Advento, com o objetivo de refletir sobre “as principais necessidades pastorais da diocese”.
De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o objetivo é “iniciar um itinerário pastoral para, em espirito sinodal e com o contributo de todos os diocesanos interessados, se refletir sobre as principais necessidades pastorais da diocese”.
O início do itinerário pastoral proposto a toda a Diocese vai acontecer às 17h00, no dia 30, na Sé da Guarda, com a apresentação do guião e metodologia, que “servirá de orientação aos grupos”
Às 18h00, a Diocese propõe a participação numa vigília de oração “pelos bons frutos deste itinerário”
“Este encontro é para todos. Conto com todos: padres, diáconos, institutos de vida consagrada, leigos e leigas consagrados, famílias, jovens, crismados, movimentos, serviços diocesanos, associações, confrarias, irmandades, mordomias, misericórdias; inclusive, aqueles que só vão à missa de vez em quando; todos podemos participar neste caminho de escuta, a todos espero no arranque deste percurso anual”, afirma D. José Pedreira, bispo da Guarda, numa mensagem enviada à diocese.
De acordo com o comunicado, o itinerário pastoral tem três fases: “a fase de auscultação, para a qual se convida a diocese à constituição de pequenos grupos sinodais, com o máximo de dez pessoas por grupo, de modo a que, em dois ou três encontros, se descortinem as principais necessidades da diocese; a fase de discernimento, com a realização de algumas assembleias diocesanas; e a fase de implementação com a elaboração de um plano pastoral consistente e consequente para se tentar levar à sua concretização nos próximos anos”.
“Os interessados em fazer parte deste caminho deverão entrar em contacto com os seus párocos ou comunidades cristãs. Aos que, por qualquer motivo, tiverem dificuldade em se associar a algum grupo paroquial ou similar, poderão inscrever-se em formulário próprio que a organização disponibilizará, formando, deste modo, grupos para reflexão online”, acrescenta o comunicado, que sugere o pedido de mais informações através do endereço de e-mail sec.pastoral.guarda@gmail.com (Secretariado Geral da Coordenação Pastoral).
PR

