
Guarda: D. José Miguel Pereira preside à primeira Missa Crismal na diocese

Guarda, 08 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo da Guarda, D. José Miguel Pereira, escreveu uma carta ao clero da diocese a convidar à participação na primeira Missa Crismal do ministério episcopal, na manhã de Quinta-feira Santa, 17 de abril.
“É meu desejo contar convosco na concelebração da Missa Crismal na Sé, na próxima Quinta-feira Santa, dia 17 [de abril], às 10h30, e no almoço que se lhe segue no nosso Seminário da Guarda”, pode ler-se na mensagem dirigida aos padres e diáconos da diocese, enviada hoje à Agência ECCLESIA.
A celebração vai ser também uma ocasião de dar “graças” pelos jubileus sacerdotais que se celebram ao longo deste ano: padre António Espinha Monteiro (65 anos), padre António Morais (60 anos), padre Manuel Igreja Dinis (60 anos), padre José Brito (25 anos) e padre Sé5rgio Mendes (25 anos).
Na carta, o bispo da Guarda apela à participação das diferentes paróquias, através da representação de “alguns membros mais empenhados e por alguns membros da liturgia, nomeadamente os acólitos”, já que a celebração eucarística com a consagração dos Santos Óleos e a renovação das promessas sacerdotais evoca o mistério da Igreja reunida em torno da Palavra e dos Sacramentos.
D. José Miguel Pereira lembra ainda a realização do peditório para os lugares santos, que decorre na Sexta-feira Santa, como acontece todos os anos.
“Na sequência de uma pandemia logo seguida de uma guerra que mataram muitos, deslocaram populações e diminuíram peregrinações, as comunidades cristãs dos lugares percorridos por Jesus vêem-se em risco de sobrevivência”, destaca.
O bispo da Guarda adere ao pedido feito aos bispos pelo prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais”, reforçando a necessidade de exortar os “fiéis à partilha generosa na coleta desse dia”.
LJ/OC