
Guarda: Bispo convida padres da diocese a participar na Missa Crismal 2024

Guarda, 20 mar 2024 (Ecclesia) – O bispo da Guarda escreveu uma carta dirigida aos padres da diocese, convidando-os a participar na Missa Crismal, realizada na Sé, na Quinta-feira Santa, dia 28 de março.
“Convido para a solene concelebração da Missa Crismal, na nossa Sé, e a seguir para o almoço de festa, no Seminário da Guarda”, pode ler-se na mensagem, numa nota enviada à Agência Ecclesia.
D. Manuel da Rocha Felício lembra que a concelebração, que tem início às 10h30, vai servir para “revisitar o momento marcante” da ordenação e “renovar as promessas sacerdotais”.
Como habitual, vão ser abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o santo óleo do crisma, momento em que é sentida a forma como Jesus e o seu espírito estão sempre ao lado dos sacerdotes “em todo o processo de acompanhar os fiéis e construir comunidade”.
O dia será também uma oportunidade para a “especial ação de graças” pelos sacerdotes que, em 2024, cumprem o jubileu sacerdotal de 25, 65 e 75 anos.
Os padres José Luís Farinha e Rafael Mourão celebram o aniversário de ordenação de 25 anos, os padres António Brás Carreto, António Carlos Dias Gama e Fernando Brito comemoram 65 anos, enquanto o padre José Coelho atinge os 75 anos de ministério, tendo completado 100 anos, no dia 2 de março.
A Missa Crismal é a eucaristia em que o clero da diocese se reúne em torno do bispo, renovando as promessas sacerdotais, se consagra o santo crisma e se benzem os demais óleos que serão usados nos enfermos e batismos.
LJ/OC