
Guarda: Arciprestado de Pinhel-Figueira de Castelo Rodrigo realiza peregrinação jubilar rumo à catedral
Guarda, 26 mar 2025 (Ecclesia) – O arciprestado de Pinhel-Figueira de Castelo Rodrigo, vai realizar, no dia 30 de março, a peregrinação jubilar à catedral da Guarda, seguida de Eucaristia presidida pelo bispo diocesano, no âmbito do Ano Santo 2025.
O programa tem início nas paróquias do arciprestado onde, durante a manhã, acontece a “celebração penitencial com confissões e eventual exposição do Santíssimo”, informa a diocese.
O arcipreste padre Jorge Castela adianta que “nesse domingo não está previsto haver eucaristias dominicais nas paróquias do arciprestado, a não ser alguma eucaristia vespertina nalguma comunidade central e maior”.
Os peregrinos do arciprestado de Pinhel-Figueira de Castelo Rodrigo partem para a Guarda às 13h30 e concentram-se na Igreja da Misericórdia às 15h00, onde tem lugar uma celebração penitencial com confissões e exposição do Santíssimo.
A procissão jubilar inicia-se às 16h30, com passagem pela Rua do Comércio e Praça de Luís de Camões.
Segundo adianta a Diocese da Guarda, a animação musical da peregrinação vai estar a cargo dos grupos corais do arciprestado e, durante a procissão, entre a igreja da Misericórdia e a catedral, cada paróquia vai estar identificada pelo respetivo estandarte.
O bispo diocesano, D. José Miguel Pereira, preside à Eucaristia na catedral, pelas 17h00.
O arciprestado disponibiliza o kit do peregrino, que inclui lenço identificativo e guião da peregrinação, que integra textos para a oração do terço na viagem, celebração penitencial e adoração ao santíssimo, ritual da bênção da água, liturgia da palavra da Eucaristia e cânticos.
As crianças e os jovens da catequese são os responsáveis por realizar o “ofertório do peregrino”, organizado pelo Secretariado da Catequese de Infância e Adolescência da Paróquia de Pinhel.
A Igreja Católica está a viver o Ano Santo 2025 que começou com a abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro, pelo Papa, na noite de 24 de dezembro de 2024, e termina a 6 de janeiro de 2026; o 27.º jubileu ordinário da Igreja foi proclamado por Francisco na bula ‘Spes non confundit’ (A esperança não desilude).
LJ/OC