Guarda: Aldeia Viçosa promove «Magusto da Velha»
Guarda, 23 dez 2022 (Ecclesia) – A Aldeia Viçosa, na diocese da Guarda, promove no dia 26 de dezembro o tradicional “Magusto da Velha”, uma iniciativa onde “são lançados 160 kg de castanhas” do alto da capela.
“Este ano, o programa começa às 14h30, com uma breve resenha histórica “De Porco a Aldeia Viçosa”, na Igreja paroquial a que se segue (15.00 horas) a Missa da Velha, para que se cumpra o Testamento”, conforme comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A tradição que “remonta à Idade Média” continua a “cumprir a promessa de uma velha” e atualmente são “lançados, do alto da capela, 160 Kg de castanhas e servidos 50 litros de vinho no adro”.
“Reza a lenda que uma velha muito abastada, proprietária de uma grande quinta, estabeleceu um testamento com a Paróquia local, em que esta ficava obrigada a “dar na primeira oitava de Natal cinco meios de castanha e cinco alqueires de vinho pela alma de uma velha que deixou noventa e seis alqueires de centeio a esta Igreja impostos na Quinta do Lagar de Azeite para que, com esta castanha e vinho, se fizesse no mesmo dia um magusto e todos dele comessem e rezassem na Igreja um Padre Nosso pela sua alma”, pode ler-se no comunicado.
A dramatização do Testamento, pelo Grupo Hereditas, acontece às 15h30, a que se seguirá o Cortejo do Magusto, com o Grupo de Percussão de Valhelhas, bem como a distribuição das castanhas e do vinho.
SN