Funchal: Diocese celebra unidade dos cristãos com vigília, no Convento de Santa Clara

Funchal, 16 jan 2026 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal vai assinalar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026 com uma Vigília de oração, uma celebração ecuménica com várias Igrejas cristãs, no dia 19 de janeiro às 19h30, no Convento de Santa Clara.

“É um momento de oração comum com a Igreja Luterana, Presbiteriana, Anglicana e Ortodoxa presentes na Diocese. Esta celebração será o momento alto desta semana, convidando todas as igrejas cristãs a participar e a renovar o compromisso com a unidade”, destaca a Diocese do Funchal, numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, pelo seu gabinete de informação.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que decorre, habitualmente, de 18 a 25 de janeiro, no hemisfério norte, tem como tema para 2026 ‘Há um só corpo e um só Espírito, assim como fostes chamados a uma só esperança – a da vossa vocação’, da carta de São Paulo aos Efésios (4:4);

O Secretariado de Liturgia e Espiritualidade do Funchal sugere que cada paróquia faça, pelo menos, um momento de oração, uma prece, ao longo da semana, e, se possível, onde existam outras igrejas cristãs, procure informá-las e envolvê-las em algum momento celebrativo.

“O ecumenismo não pode ser apenas um assunto duma semana, nem se esgota num tempo especifico do calendário, mas constitui uma dimensão permanente da fidelidade ao Senhor, por amor à Igreja e ao mundo que Deus ama e é um caminho que exige perseverança, na forma e na palavra, de modo a impulsionar encontros e ações concretas, de modo que a comunhão se torne cada vez mais realidade”, lê-se na nota da Diocese do Funchal.

Os materiais para a vivência desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026 foram preparados foram preparadas pela Igreja Apostólica Arménia, com “irmãos e irmãs” das Igrejas Católica e Evangélica locais, e podem ser descarregados no sítio online do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Santa Sé.

O ecumenismo é o conjunto de iniciativas e atividades tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e ruturas.

As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja Copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana).

O ‘oitavário pela unidade da Igreja’, hoje com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.

Portugal já preparou também o material para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que foi vivida com o tema ‘Eis que estou à porta e bato’ (Apocalipse 3, 14-22), em 1996, e o encontro preparatório realizou-se em Lisboa.

CB

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Janeiro 2026
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Scroll to Top