Fraternidade Humana: Conferência Episcopal assinala sétimo aniversário da declaração de Abu Dhabi
Lisboa, 05 dez 2025 (Ecclesia) – A Subcomissão para o Diálogo Inter-Religioso da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai assinalar o 7º aniversário da assinatura da Declaração sobre a Fraternidade Humana, a 3 de fevereiro de 2026, em Coimbra.
A tarde de reflexão tem início às 15h e vai realizar-se no Convento de São Francisco, indica uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O programa inclui a intervenção de três conferencistas: o cardeal Gianbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém; Adnane Mokrani, professor de Teologia Islâmica na Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma; e a professora Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa.
A iniciativa conta também com um comentário final levado a cabo por Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz.
A Subcomissão para o Diálogo Inter-Religioso da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização da CEP informa que a participação é grátis, mas pede a realização de inscrição através de um formulário disponibilizado online.
No dia 4 de fevereiro de 2019, o Papa Francisco e o grande imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, assinaram nos Emirados Árabes Unidos o Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da Paz Mundial e da Convivência Comum., que condena o terrorismo e a intolerância religiosa.
Na sequência desse texto que ficou conhecido como a Declaração de Abu Dhabi, a Assembleia-Geral das Nações Unidas proclamou o dia 4 de fevereiro como Dia Internacional da Fraternidade Humana.
LJ

