
França: Elementos da educação católica europeia participam nos Encontros do Mediterrâneo

Lisboa, 23 out 2025 (Ecclesia) – Representantes da educação católica europeia participam, de 23 a 26 deste mês, em Marselha (França) nos Encontros do Mediterrâneo (MED25), centrados na cooperação educativa, diálogo inter-religioso e formação para a paz, integrando a chegada do navio-escola Bel Espoir.
Os Encontros do Mediterrâneo (MED25) dão continuidade aos compromissos assumidos em 2023, durante o MED23, realizado na presença do Papa Francisco. Inseridos na Conferência Mediterrânica, os encontros visam “reforçar o intercâmbio e a cooperação entre responsáveis da educação católica” da bacia do Mediterrâneo e promover “iniciativas de educação para o diálogo e a paz”.
Portugal vai estar representado por Fernando Moita, secretário da CEECDF e diretor do SNEC, e Jorge Cotovio, secretário-geral da APEC.
Os participantes são esperados em Marselha a 23 de outubro e no dia seguinte os trabalhos iniciam-se na basílica de Notre-Dame de la Garde, onde os responsáveis pelo ensino católico na Europa celebram a missa, visitam a basílica e aprofundam o conhecimento sobre projetos como o Alwan (ISTR), o Relais pour la Paix en Méditerranée (OIEC) e a parceria Languedoc – Marrocos, sempre com várias sessões de trabalho coletivo.
No sábado os participantes encontram-se se com o navio Bel Espoir, na Esplanada do MUCEM. O navio, em missão entre março e outubro de 2025, percorre cerca de 30 portos do Mediterrâneo, transportando jovens de diferentes culturas e religiões para atividades de cidadania, diálogo inter-religioso e educação para a paz.
Durante a visita, haverá um tempo de navegação simbólica com os jovens das escolas católicas, seguido de um piquenique solidário com associações locais, uma conferência sobre «Educação e Ambiente», e vários ateliers participativos sobre convivência, diálogo e iniciativas de paz.
O encerramento da iniciativa ocorre no domingo, 26 de outubro, com uma missa internacional presidida pelo Cardeal Jean-Marc Aveline, na Catedral de La Major, em Marselha.
LFS