Fátima: Secretário de Estado do Vaticano preside à peregrinação aniversária de maio
Fátima, 24 fev 2023 (Ecclesia) – A primeira grande peregrinação do ano em Fátima, a 12 e 13 de maio, vai ser presidida pelo cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano.
Pietro Parolin é cardeal da Igreja Católica desde 12 de janeiro de 2014 e recebeu a ordenação episcopal das mãos do Papa Bento XVI, a 12 de setembro de 2009.
Em 31 de agosto de 2013, o Papa Francisco nomeou-o Secretário de Estado do Vaticano e, ainda nesse ano, foi chamado a fazer parte da Congregação para os Bispos.
Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo em 12 de outubro de 2016.
Em outubro de 2016, o chefe da diplomacia vaticana presidiu em Fátima, na última peregrinação internacional aniversária que precedeu a deslocação do Papa à Cova da Iria, em maio de 2017.
Em outubro de 2016, o secretário de Estado do Vaticano desafiou os peregrinos de Fátima a imitar a atitude da Virgem Maria nos momentos de “dúvida” e de “dor” na sua vida.
“Para muitos de nós, estes são momentos mais do que justificados em que o «coração» se comprime, se fecha, se aniquila, rompe qualquer comunicação com tudo e com todos; mas não sucedeu assim com Maria”, declarou o cardeal Pietro Parolin, na homilia da Missa conclusiva da peregrinação internacional do 13 de outubro de 2016.
O tema da peregrinação, como todo o ano pastoral do santuário, está intimamente ligado ao tema proposto pelo Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa (JMJ), que se realizará de 1 a 6 de agosto: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.
O programa mantém-se idêntico ao das peregrinações anteriores começando no dia 12 com o Terço às 21h30 e prosseguindo com a Procissão das Velas e a celebração da Palavra, no Altar do Recinto.
Antes de se iniciar o Terço, os símbolos da JMJ – a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora – vão descer até à capelinha desde o topo norte do recinto e vão permanecer no santuário até ao final da missa internacional, no dia 13.
Durante a noite e madrugada do dia 13 estarão na vigília jovem na Basílica de Nossa Senhora do Rosário e às 02h00 da manhã vão acompanhar a via-sacra jovem no caminho dos Pastorinhos até ao Calvário Húngaro.
Os Valinhos eram um lugar familiar aos jovens videntes que por ali presenciaram também as aparições do Anjo, na primavera de 1916, e a de Nossa Senhora em agosto, de 1917.
LFS