
Fátima: Santuário recebe Peregrinação da Comunidade Surda
Missa vai ser «momento de plena comunhão entre comunidades surda e ouvinte»

Fátima, 04 out 2025 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima recebe a Peregrinação da Comunidade Surda, este domingo, dia 5 de outubro, com um programa para todos e “momentos únicos de participação” como a Missa das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.
“Este encontro, marcado pela inclusão e pela riqueza do testemunho da comunidade surda, reafirma Fátima como espaço de comunhão universal e expressão viva da fé acessível a todos”, assinala o santuário mariano da Cova da Iria, numa nota publicada online, este sábado, dia 4 de outubro.
O Santuário de Fátima explica que a Peregrinação da Comunidade Surda, este domingo, “será um dia muito especial”, a partir das 09h30, com o acolhimento junto à Cruz Alta.
“Com um programa pensado para todos, e com momentos únicos de participação da comunidade surda, na missa das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade”, acrescenta.
Esta Missa vai ser “momento de plena comunhão entre comunidades surda e ouvinte”, conta com cânticos interpretados em Língua Gestual Portuguesa (LGP), a segunda Leitura vai ser proclamada em LGP, por uma peregrina surda, antes a solista faz “uma breve introdução para a assembleia ouvinte, explicando o conteúdo da Epístola de São Paulo a Timóteo”.

O santuário mariano informa também que a Missa com interpretação em LGP, tem a participação do coro ‘Mãos que Cantam’, “composto exclusivamente por pessoas surdas”.
“O coro ‘Mãos que Cantam’ que intervém na Preparação do Altar, com a interpretação do Hino do Jubileu exclusivamente em Língua Gestual Portuguesa, sem acompanhamento instrumental, e no Pós-Comunhão, interpretando em LGP o cântico respetivo, de forma síncrona com a solista e o organista”, acrescenta.
Ao longo do dia, segundo o programa, os participantes da Peregrinação da Comunidade Surda têm visitas por grupos aos espaços do Santuário de Fátima, e à exposição temporária em dois turnos, a partir das 10h00, a celebração penitencial, às 12h00, na Capela da Ressurreição de Jesus, da Basílica da Santíssima Trindade, e almoço livre.
A visita à exposição temporária (10h00-10h45 e 11h00-11h45) vai ser orientada por um técnico dos serviços educativos do Museu do Santuário de Fátima, enquanto a visita ao Recinto inclui uma versão adaptada do itinerário apresentado no Encontro de Guias-Intérpretes de 2025, intitulado ‘Sinais de Esperança no Santuário: um itinerário teológico e contemplativo’.
A Peregrinação da Comunidade Surda ao santuário da Cova da Iria conta com a presença da comunidade surda da Paróquia de Santa Cruz da Lagoa, na Diocese de Angra (Açores), “que vive estes dias em Fátima com um programa próprio de espiritualidade e partilha”.
CB