
Fátima: Santuário promove itinerário de espiritualidade sobre redescobrir o sentido de ser peregrino

Fátima, 21 out 2025 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima promove nos dias 8 e 9 de novembro, um itinerário de espiritualidade para redescobrir o sentido de ser peregrino, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.
“’Chegámos, por fim, à Cova da Iria’: o Povo de Deus, povo de peregrino” dá o mote ao encontro, inspirado pela expressão com que Lúcia de Jesus narra nas suas Memórias a chegada dos três videntes ao lugar das aparições, em 13 de setembro de 1917.
O itinerário vai refletir sobre a peregrinação como condição humana e crente, prática espiritual e caminho de esperança.
Os participantes vão ser convidados a refletir sobre a peregrinação como vivência de fé, esperança e amor e experiência de encontro com Deus e com os outros.
O itinerário de dois dias vai ser conduzido por André Pereira, diretor do Departamento de Acolhimento e Pastoral; Francisco Pereira, capelão do Santuário de Fátima; e José Rui Teixeira, poeta e teólogo “com intensa atividade em diversas instituições académicas e com profunda experiência pastoral, designadamente como peregrino”, informa o Santuário.
O programa, que se inicia no dia 8 de novembro, pelas 11h, inclui momentos de reflexão bíblica, teológica e espiritual; momentos de oração e partilha, um debate/reflexão em torno de um filme e uma breve experiência prática de peregrinação desde o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga até ao Santuário de Fátima.
O encontro insere-se no âmbito da temática esperança a que o Jubileu 2025 é dedicado, oferecendo um itinerário de espiritualidade ancorado no tema da peregrinação nos seus amplos sentidos (tanto como condição constitutiva humana e crente, como enquanto prática com ritualidades e espiritualidade próprias).
Dinamizados pelo Departamento de Acolhimento e Pastoral, no âmbito das propostas da Escola do Santuário, os itinerários de espiritualidade “visam oferecer aos participantes uma oportunidade de reflexão sobre a fé, em articulação com o acontecimento e a mensagem de Fátima, numa modalidade a um tempo formativa e experiencial, constituindo-se como ocasiões de aprofundamento teológico-pastoral, de vivência espiritual e de partilha fraterna”.
A proposta está limitada a 40 participantes e requer inscrição que pode ser feita através de um formulário online.
Além de escolher as sessões do itinerário, a Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo disponibiliza também alojamento para os participantes, mediante reserva junto do Departamento de Hospedagem.
LJ
PROGRAMA
sábado 11h00 | Acolhimento domingo 09h00 | Missa (Basílica da Santíssima Trindade) |