Fátima: Santuário inaugura novo ciclo pastoral dedicado ao centenário das aparições de Pontevedra e Tuy

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 26 nov 2025 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai inaugurar no próximo sábado um novo ciclo pastoral dedicado ao centenário das aparições de Nossa Senhora à Irmã Lúcia, em Pontevedra e Tuy, na Galiza (Espanha), em 1925 e 1929, respetivamente.

“Graça e Misericórdia” é o tema global que preside a este ciclo pastoral de quatro anos (2025-2029), que se viverá ao ritmo de dois biénios (2025-2027 e 2027-2029).

O primeiro biénio, ancorado na comemoração do centenário das duas aparições ocorridas em Pontevedra, terá por tema “Coração de Maria, caminho para ver a Deus”; já o segundo biénio, tendo por horizonte o centenário da aparição de Tuy, viver-se-á sob o tema “Coração batismal, caminho para ver a Deus”.

“As aparições de Pontevedra e Tuy, protagonizadas pela mais velha dos Três Pastorinhos, quando residia na Galiza, integram o designado ciclo cordimariano, porque centrado no Coração de Maria”, explica o Santuário.

Os acontecimentos “oferecem uma oportunidade única para aprofundar a dimensão profética e espiritual da mensagem de Fátima, neste tempo de grandes desafios sociais, culturais e humanos”, acrescenta.

No sábado, a abertura do novo ciclo pastoral é marcada por uma tarde de reflexão, arte e espiritualidade, que se inicia às 14h30, com a inauguração da exposição temporária “Refúgio e Caminho”, com visita orientada por Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Depois da sessão de abertura, realizada pelo padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário, no Centro Pastoral Paulo VI, realiza-se um painel sobre o tema do ano “Coração de Maria, caminho para ver a Deus”, marcado para as 15h50.

Helena Matos, jornalista, José Eduardo Franco, investigador e professor catedrático, e Miguel Antunes, cirurgião cardiotorácico, participam no momento, sob a moderação de Patrícia Duarte, diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima.

Segue-se um momento musical (16h30) e o encerramento (16h45), com a intervenção final de D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima.

Aparições de Nossa Senhora à Irmã Lúcia, em Pontevedra e Tuy

A 10 de dezembro de 1925, Nossa Senhora apareceu a Lúcia no seu quarto, na Casa que as Doroteias possuíam em Pontevedra, onde a vidente cumpria o seu postulantado (etapa inicial de discernimento da sua formação religiosa). Segundo o livro das suas memórias, “a Virgem Maria mostrou-lhe o Seu Coração cercado de espinhos e fez o pedido da comunhão reparadora nos primeiros sábados”.

A 15 de fevereiro de 1926, o Menino Jesus apareceu a Lúcia, no quintal da mesma casa, para aprofundar as condições da comunhão reparadora nos primeiros sábados que Nossa Senhora lhe havia transmitido dois meses antes.

LJ/OC

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Novembro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
Scroll to Top