
Fátima: Programa pastoral do santuário está em sintonia com a JMJ2023

Fátima, 18 out 2022 (Ecclesia) – O tema do próximo ano pastoral do Santuário de Fátima, que se inicia a 26 de novembro, está em sintonia com o tema da jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa «Maria levantou-se e partiu apressadamente»
Nesse dia vai ser inaugurada, no Convivium de Santo Agostinho (piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade), a exposição «Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória» com visita orientada por Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima.
Uma hora depois, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, inicia a sessão sobre a abertura do ano pastoral e pelas 15h50, o bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, falará sobre o tema.
Na sessão, que vai ser encerrada por D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, Carmo Rodeia vai apresentar a publicação «O jornal “Voz da Fátima”: 100 anos a olhar o mundo».
“A situação imprevista, emergente da pandemia que assolou o mundo, durante dois anos consecutivos e agora a guerra, que desde fevereiro ocorre no coração da Europa, envolvendo dois países fortemente ligados à mensagem de Fátima, constituem um profundo desafio pastoral que pede para ser globalmente considerado na vida e na ação do Santuário, envolvendo os jovens”, sublinha ainda o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.
Sabendo da vontade e interesse dos jovens em visitar Fátima durante o período que precede ou se seguirá à jornada de Lisboa, o Santuário está a preparar o seu acolhimento através de uma série de iniciativas pastorais e logísticas de forma a ser o lugar de encontro da juventude portuguesa e mundial, que participa na JMJ, e que se desafie a peregrinar à Cova da Iria, fazendo a experiência de um encontro com Deus através de Nossa Senhora.
A partir do início do próximo ano serão desenvolvidos workshops e diversas propostas de reflexão e oração, em formato de itinerário do peregrino, com esquemas de oração e vivência espiritual de Fátima, que se destinarão a todos os jovens que pretendem visitar Fátima durante o período que precede e que se seguirá à JMJ em Lisboa.
Assim, ao longo do dia, em diferentes horas e espaços do Santuário, os grupos poderão participar em workshops com cerca de 25 minutos sob quatro grandes temáticas relacionados com Fátima: Adoração, Imaculado Coração, a oração do rosário e sacrifício.
Serão, igualmente, propostos seis caminhos para chegar a Fátima a Pé, para quem queira fazer uma peregrinação a pé a Fátima: Caminho com Santa Jacinta Marto. Peregrinar com o Santa Jacinta Marto a partir da Igreja de Nossa Senhora da Piedade (Ourém); 12Km; Caminho com o Anjo da Paz. Peregrinar com o Anjo da Paz a partir da Capela de Nossa Senhora da Ortiga (Fátima); 5,5Km; Caminho com a Senhora do Rosário. Peregrinar com a Senhora do Rosário a partir da Igreja de Paroquial de São Mamede (São. Mamede); 5Km; Caminho com a Irmã Lúcia de Jesus. Peregrinar com a Irmã Lúcia de Jesus a partir da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção (Minde); 15Km; Caminho com o Imaculado Coração de Maria. Peregrinar com o Imaculado Coração de Maria a partir da Igreja de Santa Quitéria (Chainça); 6,2Km e Caminho com São Francisco Marto. Peregrinar com São Francisco Marto a partir da Capela de Nossa Senhora do Monte (Leiria); 12Km.
Junto aos parques de acolhimento dos Peregrinos, próximo do Centro Pastoral de Paulo VI, será criada em parceria com outras entidades uma «Aldeia Jovem» para acolher os grupos e que funcionará, sobretudo, no período que antecede a Jornada e prolongar-se-á para lá de 06 de agosto, para os grupos que só visitarem a Cova da Iria depois do encerramento da Jornada em Lisboa.
LFS