![](https://agencia.ecclesia.pt/portal/wp-content/uploads/2025/02/xconcerto-evocativo-tres-pastorinhos.jpg)
Fátima: Música e poesia revisitam a vida dos Pastorinhos da Cova da Iria
Fátima, 14 fev 2025 (Ecclesia) – Na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tem lugar, dia 16 deste mês, pelas 15h30, o 10º concerto evocativo dos três Pastorinhos de Fátima, pelo «Ensemble Cor Iubilo», com declamação da irmã Ângela Oliveira, da Aliança de Santa Maria, sob direção de Lucas Thaumaturgo.
O concerto tem entrada gratuita e insere-se no programa de comemoração da Festa dos Santos Francisco e Jacinta Marto, que se assinala a 20 de fevereiro.
O programa deste concerto, inserido na celebração da festa litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto, foi pensado por Eduardo Veiga e pelo maestro Lucas Thaumaturgo e propõe a visitação de alguns lugares fundamentais para a leitura da vida dos Pastorinhos.
“O percurso é delineado a partir das Memórias da Irmã Lúcia, de meditações de obras poéticas concebidas por poetas do nosso tempo, e através do repertório de música sacra contemporânea portuguesa, em português e latim”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O «Ensemble Cor Iubilo», sediado em Lisboa, é um grupo de jovens músicos dedicado à interpretação de música litúrgica contemporânea.
Fundado em 2023, tem marcado presença em diversos eventos, incluindo a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, atuando tanto em celebrações litúrgicas como em contextos performativos.
Com um repertório que inclui compositores como Alfredo Teixeira, Sílvio Vicente e Eugénio Amorim, o grupo procura “incentivar as comunidades cristãs a valorizar a música litúrgica, apostando especialmente na formação dos jovens”.
Lucas Thaumaturgo, natural de Lisboa, estuda na Escola Superior de Música de Lisboa e atua como maestro e tenor em projetos de música sacra.
Integrou a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 como cantor e solista. Desde 2023, coordena o Coro e Ensemble Diocesano de Jovens do Patriarcado de Lisboa e colabora com o Coro Ricercare e várias paróquias, onde também atua como solista.
Os Santos Pastorinhos de Fátima, Francisco Marto e Jacinta Marto, foram dois dos três videntes das aparições de Nossa Senhora em Fátima, em 1917, juntamente com a sua prima, Lúcia dos Santos.
Francisco e Jacinta faleceram ainda crianças: Francisco a 4 de abril de 1919, Jacinta a 20 de fevereiro de 1920. Foram canonizados quase um século depois pelo Papa Francisco, a 13 de maio de 2017, em Fátima, tornando-se mos santos não mártires mais jovens da Igreja Católica, reconhecidos pela sua profunda espiritualidade e exemplo de fé.
LFS