
Fátima: Jornada Nacional de EMRC reflete sobre papel da disciplina na atualidade

Lisboa, 12 mai 2025 (Ecclesia) – O Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, recebe, nos dias 30 e 31 de maio, a Jornada Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), que vai refletir sobre o papel da disciplina na atualidade.
Com o lema “Cuidar a Esperança com Profecia”, os docentes de EMRC de todo o país vão encontrar-se para debater o “lugar e o papel da disciplina no contexto do currículo escolar português”, informa hoje o Secretariado Nacional de Educação Cristã, da Conferência Episcopal Portuguesa.
Promovida pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), através da equipa nacional de apoio à EMRC, a iniciativa assinala os cinco anos de trabalho colaborativo e internacionalização da disciplina com presença em Cabo Verde.
“Queremos assinalar um marco simbólico: cinco anos de caminhada sinodal e colaborativa na criação de recursos didáticos – manuais escolares e materiais digitais – que têm sustentado a inovação e aprofundamento da disciplina”, lê-se no documento enviado aos professores.
A nota assinala que, propondo-se a “um olhar atento aos desafios éticos, educativos e civilizacionais da atualidade”, o encontro visa proporcionar “uma reflexão crítica e prospetiva sobre a relevância da EMRC num contexto escolar plural e em constante mudança”.
O programa da iniciativa, inserida na Semana Nacional da EMRC, arranca com a sessão de abertura, a cargo do presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), D. António Augusto Azevedo, acompanhado por Fernando Moita, secretário Deste organismo e diretor do SNEC.
O encontro vai contar também com uma conferência com Jorge Bacelar Gouveia, constitucionalista e docente da Universidade Nova de Lisboa, e Carlos Costa Gomes, da Universidade Católica Portuguesa, cujas intervenções vão trazer “densidade científica e uma visão humanista ao debate sobre o papel da educação moral e religiosa hoje”, adianta a nota.
De acordo com o SNEC, no dia 31 de maio, realiza-se uma mesa-redonda com a participação de representantes de Portugal, Espanha, Itália e Cabo Verde, assinalando “um significativo passo na construção de pontes entre países e experiências educativas no âmbito da EMRC”.
Este momento regista a participação de Ernesto Diaco, diretor do Secretariado Nacional para a Educação, a Escola e a Universidade da Conferência Episcopal Italiana; Antonio Roura, diretor do Secretariado da Comissão Episcopal para a Educação e Cultura; padre José Eduardo Afonso, presidente da Comissão Nacional da EMRC de Cabo Verde; e António Cordeiro, coordenador do Departamento de EMC do SNEC.
A iniciativa integra também workshops temáticos, a apresentação dos novos manuais escolares do 2.º e 6.º anos e módulos do Ensino Profissional, momentos culturais e celebrações espirituais, culminando com a celebração da Eucaristia, às 18h30 do dia 31 de maio.
“Todos nos envolvemos, todos somos interpelados a ser cuidadores na esperança e com olhos e coração de profeta”, refere a mensagem de apresentação do encontro.
As inscrições para participar na Jornada Nacional de EMRC já podem ser realizadas através de um formulário disponível online.
LJ/OC